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Nº 1754 - Ano 38
24.10.2011

INTEGRAÇÃO, cultura e lazer

Universidade comemora Dia do Servidor Público

Ana Rita Araújo

Preparação para a aposentadoria, estresse no cotidiano profissional e fadiga por compaixão – síndrome que afeta profissionais de saúde – são alguns dos temas de palestras que compõem a programação da Semana do Servidor, que a Pró-reitoria de Recursos Humanos (ProRH) realiza de 26 a 28 de outubro. O evento inclui atividades de lazer e conta com o apoio de entidades representativas dos servidores técnicos, administrativos e docentes. “A semana foi pensada como um reconhecimento ao importante papel do servidor na missão da Universidade”, comenta o pró-reitor de Recursos Humanos, professor Lucas Bretas.

As atividades serão realizadas simultaneamente no campus Pampulha e no Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, com atividades também no auditório da Faculdade de Medicina, no campus Saúde. A solenidade de abertura acontece às 8h30 do dia 26, no auditório da Reitoria, com apresentação do Coral de Trombones da Escola de Música.

“É fundamental que as chefias estimulem a participação dos servidores”, alerta Marli Coura, assessora especial da ProRH, ao lembrar que os temas escolhidos para as palestras são abrangentes, para que despertem o interesse tanto de professores quanto de técnicos. “Desejamos que o evento colabore na integração dos dois segmentos”, completa.

Estresse e compaixão

Estão programadas seis palestras, divididas entre Belo Horizonte e Montes Claros. No dia 26, às 15h30, no auditório da Reitoria, Maria Beatriz Duque de Oliveira, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), abordará a preparação para a aposentadoria. No dia seguinte, às 10h, no mesmo local, o professor da UFMG João Gabriel Fonseca fará a palestra Stress nosso de cada dia. Às 14h, no auditório da Faculdade de Medicina, Kennyston Lago, professor da Universidade de Brasília, vai falar sobre Fadiga por compaixão – o sofrimento dos profissionais em saúde. Lago é autor de livro sobre a síndrome, caracterizada por fadiga física e emocional resultante da compaixão que os profissionais de saúde vivenciam no trabalho.

Em Montes Claros, no dia 26, ocorrerão três palestras: às 10h, Arthur Schlunder Valle, do Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes), vai falar sobre Plano de Carreiras, tema que também será abordado na palestra seguinte pelo professor Armando Gil Magalhães Neves, do Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte e Montes Claros (Apubh); e às 14h30, a pró-reitora adjunta de Recursos Humanos, Cármen Regina Maia, discutirá a ética no serviço público.

Já a programação cultural inclui caminhada monitorada pelo campus Pampulha, apresentação do violeiro Paulo Freire, do Coral de Trombones e da Gerais Big Band, ambos da Escola de Música; e bailes, promovidos no dia 28, a partir das 21h, pelo Sindifes e pela Apubh, em comemoração aos dias do Servidor e do Professor, com convites distribuídos entre seus respectivos filiados. As atividades culturais estão inseridas em projetos regulares do campus Pampulha, como o Quarta Doze e Trinta e o VivaMúsica.

Inep vai traçar PERFIL de aluno avaliado pelo SINAES

Participante do Enade deve preencher questionário até 6 de novembro

Foca Lisboa
Sala de aula

Componente curricular obrigatório dos cursos de graduação de todo o país, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) será aplicado este ano no dia 6 de novembro. Para ter conhecimento do local da prova e receber o cartão do estudante, os selecionados para o Enade devem preencher o questionário disponível no endereço http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/. O prazo para preenchimento termina na data das provas.

Segundo o Inep, a liberação do local de provas está condicionada ao preenchimento do questionário porque se pretende estimular a participação em pesquisa de grande relevância para o conhecimento do perfil socioeconômico do estudante avaliado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O Enade tem por objetivo acompanhar o processo de aprendizagem e desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, bem como aferir suas habilidades e competências. A intenção é construir referenciais que permitam definir ações voltadas à melhoria da qualidade dos cursos.

Foram convocados para a prova os concluintes dos cursos de arquitetura e urbanismo, artes visuais (licenciatura), ciência da computação, ciências biológicas, ciências sociais, educação física (licenciatura), engenharia civil, engenharia de controle e automação, engenharia de produção, engenharia elétrica, engenharia mecânica, engenharia metalúrgica, engenharia química, filosofia, física, geografia, história, letras (bacharelado e licenciatura em português), matemática, matemática computacional, música (licenciatura), pedagogia, química, química tecnológica, sistemas de informação e os cursos a distância de geografia, matemática e pedagogia.