Busca no site da UFMG

Nº 1754 - Ano 38
24.10.2011

SEMANA FACE

Os desafios para a educação diante da chamada geração Y e dos novos meios de acesso ao conhecimento, a relação universidade/empresas e as escolhas de políticas tecnológicas nacionais são alguns dos temas que compõem a programação da Semana Face, que a Faculdade de Ciências Econômicas realiza de 7 a 11 de novembro.

Organizado em parceria entre a UCJ – UFMG Consultoria Júnior e o Diretório Acadêmico Francisco Iglesias, o evento tem como tema Inovação: seus vários caminhos para o desenvolvimento. A intenção é abordar a inovação em áreas como gestão pública, educação, agricultura, comunicação empresarial, sustentabilidade e economia solidária.
Mais informações pelo telefone (31) 3409-7113 e na internet: http://ucj.com.br/semanaface/.

AUDIODESCRIÇÃO

Recurso que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual no cinema, no teatro, em programas de televisão e em jogos esportivos, a audiodescrição será tema de palestra nesta quarta-feira, 26 de outubro, no campus Pampulha.

Promovida pela Comissão de Desenvolvimento Humano e pelo Centro de Apoio ao Deficiente Visual, ambos vinculados à Fafich, a palestra Audiodescrição, acessibilidade e inclusão social, será ministrada às 18h, no auditório Professor Bicalho, na Fafich, por Flávia Oliveira Machado, mestre em Televisão Digital com especialização em audiodescrição pela Universidade Estadual de São Paulo (Unesp).

Segundo os organizadores, a audiodescrição consiste na descrição clara e objetiva de todas as informações compreendidas visualmente e que não estão contidas nos diálogos, como expressões faciais e corporais, aspectos do ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, além da leitura de créditos, títulos e qualquer informação escrita na tela.

Segundo o IBGE, existem no Brasil aproximadamente 16,5 milhões de pessoas com deficiência visual total e parcial.

Outras informações pelo telefone (31) 3409-5049.

ANÁLISE do DISCURSO

De 1 a 4 de novembro, a Faculdade de Letras (Fale) sedia o IX Congresso da Associação Latino-americana de Estudos do Discurso (Aled). Com o tema Convergências, interfaces e práticas, o evento reunirá cerca de 1,2 mil participantes do Brasil e de outros países latino-americanos.

A programação inclui conferências, plenárias, mesas-redondas, comunicações individuais, apresentação de pôsteres, concurso de dissertações e teses defendidas entre julho de 2009 e julho de 2011, além de lançamento e feira de livros e programação cultural. A Aled reúne especialistas de Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Porto Rico e Venezuela.

Segundo os organizadores, a Fale é polo internacional na área de pesquisa em Análise do Discurso pela sua produção acadêmica e científica e em função da pluralidade de abordagens estudadas. A Unidade organizou três outros simpósios internacionais da área. Mais informações no site do congresso: www.ufmg.br/eventos/congressoaled.

GUIMARÃES ROSA

Com o poema Caminhando pela imaterialidade, o estudante Christian Victor de Oliveira Coelho, da Faculdade de Letras, foi o vencedor do Concurso Literário Guimarães Rosa 2011. O evento integrou a IV Jornada Guimarães Rosa como parte das comemorações do Centenário da Faculdade de Medicina.

Realizada pela Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (Sobrames), a jornada ocorreu de 13 a 16 de outubro, com lançamento de livros, apresentação dos textos literários e poesias premiados, conferências e mesas-redondas, com participantes de várias cidades de Minas e de outros estados. O aluno recebeu medalha e certificado pelo primeiro lugar na categoria Universitários, além de ter seu poema publicado na coletânea de anais da Jornada.

VIOLA 12h30

O violeiro Paulo Freire é a atração desta semana do projeto Quarta Doze e Trinta. A apresentação integra as atividades da Semana do Servidor, promovida pela Pró-reitoria de Recursos Humanos.

Em 1977, Paulo Freire deixou o curso de jornalismo e, influenciado pela obra Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, mudou-se para o sertão do Urucuia, Minas Gerais, onde aprendeu a tocar viola. Em 1980 voltou aos estudos em São Paulo, incluindo aulas de violão clássico. Participou de grupos de teatro com montagens premiadas, escreveu livros, compôs trilhas sonoras para séries de TV, lançou CDs e é colaborador da revista Caros Amigos.

PARQUES TECNOLÓGICOS

Representantes da diretoria do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec) participam esta semana, em Porto Alegre, de seminário nacional de parques tecnológicos e incubadoras de empresas, organizado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Além do diretor-presidente, professor Ronaldo Pena, participam pelo BH-Tec a gestora executiva Mariana Santos e a assessora técnica Janaine Cardoso.

Com o tema Nova competitividade dos territórios, o evento abre espaço para reflexão sobre o papel de parques e incubadoras na construção de uma cultura da inovação. Mais informações sobre o evento no endereço www.seminarionacional.com.br/programacao.html.

Siga @UFMG_Boletim e curta o Boletim nas redes sociais