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Nº 1766 - Ano 38
12.3.2012

HC ganha setor de ressonância magnética

O Hospital das Clínicas (HC) inaugurou, no início deste mês, o Setor de Ressonância Magnética e passou a ser o primeiro hospital público da rede SUS, em Belo Horizonte, a realizar exames com este método diagnóstico. O serviço vai beneficiar pacientes internados ou encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Os exames de ressonância magnética trazem mais agilidade e melhor capacidade resolutiva nas decisões diagnósticas de várias especialidades médicas, principalmente neurologia, ortopedia e angiologia, além de complementar informações fornecidas pela ultrassonografia e tomografia computadorizada. Financiado pelo Ministério da Saúde, o aparelho de ressonância magnética custou aproximadamente R$ 3 milhões, e o espaço que o abriga recebeu mais de R$ 1,5 milhão do Ministério e do próprio Hospital das Clínicas.

O HC também concluiu as obras da segunda etapa de ampliação do Pronto-Socorro. Além de oferecer mais conforto e segurança aos pacientes e profissionais, a remodelagem ajusta o Hospital a exigências da Anvisa e da Vigilância Sanitária Estadual. Foram investidos R$ 1,45 milhão, sendo R$ 1,2 milhão do Ministério da Saúde e o restante do próprio orçamento.

Na nova estrutura funciona a Sala de Emergência, ampliada de nove para 12 leitos, separados por divisórias. A Observação Pediátrica teve seu número de leitos aumentado de oito para 15. Com 460 metros quadrados, a nova ala terá postos de enfermagem e salas de apoio, de prescrição, de conversa com a família e de descanso médico. A terceira e última etapa da obra é o espaço de Observação Adulto Masculina e Feminina, na ala Norte. As obras terão início ainda este mês e deverão estar concluídas em dezembro.

Outro setor do Hospital que passou por reestruturação é a Unidade de Apoio Diagnóstico e Terapêutica por Imagens, beneficiada com investimentos de R$ 10 milhões para melhoria do espaço físico, implantação do sistema de digitalização de imagens, instalação de novos equipamentos e treinamento dos profissionais.