Busca no site da UFMG




Nº 1368 - Ano 28 - 26.09.2002
Alegria, pra começar

Brinquedoteca inaugurada no HC garante lazer a crianças
que aguardam consulta

Carla Maia

r ao médico não é das atividades mais agradáveis, principalmente para as crianças. Buscando atenuar essa situação, foi inaugurado, no dia 18 de setembro, o Espaço Educativo/Brinquedoteca Hortênsia de Hollanda, no Centro de Treinamento e Referência em Doenças Infecto-Parasitárias Orestes Diniz (CTR-DIP), do Hospital das Clínicas da UFMG e da Prefeitura de Belo Horizonte. A Brinquedoteca é um projeto do departamento de Pediatria da Escola de Medicina, em parceria com o Laboratório de Educação em Saúde do Centro de Pesquisa René Rachou/Fiocruz, destinado a crianças e adolescentes portadores de doenças infecto-parasitárias, principalmente AIDS, atendidos no Hospital das Clínicas, através do CTR-DIP.

"Os pacientes passam de três a quatro horas esperando uma consulta. Decidimos aproveitar esse tempo para oferecer momentos agradáveis a essas crianças, buscando minimizar as dificuldades que elas têm que enfrentar a cada dia, ao serem submetidas a tratamentos complexos e por serem, muitas vezes, alvo de preconceitos", explica Jorge Pinto, professor do departa mento de Pediatria. Ele elaborou e coordena o projeto. Segundo Jorge, a Brinquedoteca irá promover o "brincar terapêutico", por meio de intervenções lúdicas e educativas, como jogos, pinturas, desenhos, contadores de histórias, oficinas e exibição de vídeos. "As atividades serão direcionadas às faixas etárias específicas dos pacientes. Uma criança possui demandas diferentes das de um adolescente", argumenta Jorge.

O professor diz que a brincadeira oferece benefícios efetivos na assistência aos portadores de HIV. "É uma terapêutica contínua, com muitos remédios, exigindo uma disciplina difícil de ser seguida por pacientes muito jovens. Mas, através de mensagens adequadas e bem direcionadas, é possível facilitar a adesão dos pacientes ao tratamento", declara. Ivana Drummond Cordeiro, psicóloga e responsável pelas atividades da Brinquedoteca, ressalta o valor terapêutico de atividades lúdicas para esses pacientes. "A brincadeira permite que a criança ou adolescente extravase suas tristezas e consiga lidar de maneira menos traumática com suas angústias cotidianas", afirma.

Os exercícios da Brinquedoteca acontecem sempre sob orientação especializada. Segundo Ivana, é necessário conseguir mais verbas junto às instituições de fomento, para ampliar o número de bolsistas e, conseqüentemente, o quadro de ações. Por enquanto, as atividades se concentram na quarta-feira, dia de maior movimento do CTR-DIP. "É um processo que se constrói aos poucos, passo a passo. Primeiro precisamos conhecer melhor nossa clientela e suas demandas para que possamos oferecer um atendimento cada vez melhor", conclui Ivana.

 

 

Centro oferece atendimento
amplo e gratuito

O CTR-DIP presta assistência a 350 crianças de todo o Estado infectadas por HIV. O tratamento é totalmente gratuito. O DIP possui ainda o Grupo de AIDS Materno-Infantil, coordenado pelo professor Jorge Pinto, em parceria com o departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Escola de Medicina. O grupo, que funciona desde 1989, oferece aconselhamento psicológico, serviços de assistência social, atendimento farmacêutico e tratamento odontológico, tanto a crianças e adolescentes quanto a gestantes portadoras do vírus. Além disso, o grupo desenvolve vários projetos colaborativos com instituições nacionais e internacionais, como a Fiocruz, o Instituto Nacional de Saúde dos EUA e o Ministério da Sáude, através da Coordenação Nacional de Saúde DST/AIDS. Participa ainda de redes de ensaios de prevenção e tratamento de HIV, como a rede européia de ensaios clínicos em AIDS pediátrica.

Espaço Educativo/Brinquedoteca Hortênsia de Hollanda
Local: Centro de Treinamento e Referência em Doenças Infecto-Parasitárias (CTR-DIP) do Hospital das Clínicas (Alameda Álvaro Celso, 241 A - Santa Efigênia)
Coordenação: Departamento de Pediatria da Escola de Medicina e Centro de Pesquisa René Rachou/Fiocruz