Busca no site da UFMG




Nº 1397 - Ano 29 - 22.05.2003

 

Graduação discute novo formato para a licenciatura

Ana Rita Araújo

atual modelo de licenciaturas fracassou e precisa ser substituído por outro, que associe conteúdo e prática pedagógica, afirma a pró-reitora de Graduação, professora Cristina Augustin. Este é o tema do fórum que a Câmara e a Pró-Reitoria de Graduação realizam no dia 30 de maio, das 9 às 18 horas, no Instituto de Ciências Exatas (ICEx). Aberto a professores e alunos, o encontro tem por meta discutir os eixos norteadores de uma nova política de licenciatura na UFMG.

"Mais do que se adequar às novas Diretrizes Curriculares da Licenciatura Plena - cujo prazo normativo está se esgotando - a Universidade precisa aprofundar as discussões para que as mudanças não sejam apenas formais", ressalta Cristina Augustin. Segundo ela, o assunto envolve decisões cruciais para o futuro dos cursos, como a proposta de adoção de entradas específicas para bacharelado e licenciatura, o que poderia sugerir a criação de cursos totalmente independentes para cada modalidade. Há outras questões polêmicas, como a definição da carga horária ideal e a incorporação ao currículo de disciplinas que preparem os futuros professores para transmitir conhecimentos com criatividade e motivação.

Após a solenidade de abertura, conferência do presidente da Capes e professor aposentado da UFMG, Carlos Roberto Jamil Cury, com o tema A nova Licenciatura, inicia o debate, pela manhã, com a participação do professor Márcio Quintão, do departamento de Física do ICEx. À tarde, os participantes reúnem-se em grupos de trabalho, e uma plenária encerra o evento. O fórum formaliza discussões em torno do assunto, freqüentes nas unidades acadêmicas, sobretudo na Faculdade de Educação (FaE). "Queremos estimular o debate e ampliá-lo para os outros cursos, formando uma massa crítica em torno do tema, porque a Universidade precisa discutir, em conjunto, o caminho que ela quer percorrer", afirma a pró-reitora. A página www.ufmg.br/prograd/licenciaturas abriga documentos que devem ser lidos previamente para subsidiar as discussões.

Evento: Fórum das Licenciaturas
Tema: Licenciaturas na UFMG e as novas diretrizes curriculares
Público: diretores de unidades, coordenadores de cursos, chefes de departamentos, alunos de graduação
Data: 30 de maio, das 9 às 18 horas
Locais: Auditório 3 do ICEx (conferência) e sala 2.054 do ICEx (grupos de trabalho)
Promoção: Pró-Reitoria de Graduação
Telefone: (31) 3499-4050


BH sedia encontro nacional de planejamento urbano

Estado e a exceção é o tema da palestra de abertura que o sociólogo Francisco de Oliveira fará no X Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur), que será realizado de 26 a 30 de maio. Participam da abertura o ministro das Cidades, Olívio Dutra, o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, e a reitora da UFMG, Ana Lúcia Gazzola. Com o tema Encruzilhadas do planejamento - repensando teorias e práticas, o evento deverá reunir cerca de 500 participantes de todas as regiões do país.

Além de analisar os resultados e as perspectivas das experiências de planejamento e gestão urbana e regional no país, o encontro pretende divulgar e debater a produção acadêmica na área. Palestras, debates e exposição de trabalhos de investigação científica abordarão temas atuais, como as experiências de gestão participativa; a polarização entre as administrações municipal e metropolitana; e o conflito entre a questão habitacional e a preservação ambiental.

Segundo a professora Heloísa Moura Costa, diretora da Anpur e membro da comissão organizadora, além de uma sessão especial que discutirá o ensino e a pesquisa na área, o evento também reservou espaço para um encontro de redes de pesquisadores e associações de escolas de planejamento em todo o mundo, para avaliar possibilidades de cooperação internacional.

"Vivemos um momento muito importante, pois há um acúmulo de reflexão sobre o tema, ao mesmo tempo em que as cidades brasileiras vivem sérios problemas ambientais e urbanos", diz Heloísa Costa, ao acrescentar que é preciso avaliar a vinculação dos avanços na investigação teórica com as práticas que vêm sendo adotadas por órgãos públicos e instituições da sociedade civil. Nesse sentido, a reflexão proposta pelo evento tem como objetivo orientar pensamentos e ações para uma sociedade mais justa e um ensino mais adequado às suas necessidades.

A organização desta edição do evento coube aos programas de pós-graduação da UFMG em Geografia, Arquitetura e Urbanismo, além do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar), que são membros da Anpur. A entidade congrega as principais instituições brasileiras de pós-graduação e pesquisa no campo dos estudos e do planejamento urbano e regional. Atualmente, conta com 36 programas nas áreas de planejamento, urbanismo, geografia, economia, administração pública e ciências sociais, dentre outras.

Grupos de Trabalho

Temas

1. Teoria e prática na formação do professor
2. Objetivos e princípios da formação do professor
3. As relações entre a UFMG e as escolas de ensino fundamental e médio
4.
A prática de ensino e o estágio curricular
5. A articulação entre as unidades da UFMG e a FaE: disciplinas pedagógicas, práticas de ensino e estágio curricular

Evento: X Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional
Data: 26 a 30 de maio
Local: Hotel Mercure, à av. Contorno, 7.315
Informações: www.anpur.org.br ou (31)3279-9133
Inscrições: podem ser feitas até o primeiro dia do evento