Busca no site da UFMG




Nº 1398 - Ano 29 - 29.05.2003


 


Brasil e Portugal

A UFMG e o Consulado de Portugal em Belo Horizonte assinam nesta terça-feira, dia 3 de junho, às 16h30, um convênio de cooperação cultural. A solenidade será na Sala das Sessões do 4o andar da Reitoria. Logo após a cerimônia, haverá duas palestras: uma proferida pelo cônsul de Portugal, Manuel Frederico Silva, que abordará o tema Portugal - a contemporaneidade de um percurso histórico secular, e a outra, pelo professor Joaquim Alexandre Ramos Silva, do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Ele falará sobre a consolidação das novas relações entre Brasil e Portugal.

São Francisco

O professor Germano Demolin, do Núcleo de Ciências Agrárias da UFMG, em Montes Claros, lançou, na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, o livro infanto-juvenil Um conto no Velho Chico, publicado pela Editora Armazém de Idéias.

O livro conta a história de Tio Ge, um personagem divertido e contador de histórias, que aborda o papel dos insetos no universo da agricultura e da vida. Com simplicidade, o personagem principal mostra como produzir alimentos ecológicos e conservar o Rio São Francisco, o Velho Chico.

As ilustrações são de autoria de Georgino Júnior, também professor da UFMG em Montes Claros. Em Belo Horizonte, Um conto no Velho Chico já está disponível nas livrarias UFMG, no campus Pampulha (telefone 31 3499-4649), Amadeus e Leitura; em Montes Claros, na Palimontes e na Kasa do Livro.

Atividades esportivas

Estão abertas as inscrições para atividades esportivas no Centro Esportivo Universitário (CEU) e na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Há vagas para natação e hidroginástica em piscina aquecida, ginástica olímpica, musculação, esgrima, capoeira, jiu-jitso, e também para o Centro de Iniciação e Formação de Atletas de Futebol e para o projeto De bem com a vida, que tem o objetivo de condicionar e desenvolver a resistência física e reduzir a gordura corporal dos participantes.

As atividades são ministradas durante todo o semestre, em dias e horários variados, por professores e monitores da própria Escola, e atendem desde crianças até idosos. As inscrições podem ser feitas pela página www.fundep.ufmg.br, ou nos postos da Fundep que ficam na Praça de Serviços do campus Pampulha e no Conservatório UFMG, à avenida Afonso Pena, 1.534. Mais informações pelo telefone (31) 3499-4220.

Planejamento geográfico

O Instituto de Geociências está oferecendo 51 vagas para os cursos de extensão em Teoria e prática do Sistema GPS e Trackmaker (software de manipulação de dados geográficos). Os cursos são dirigidos a profissionais e estudantes das áreas ligadas ao planejamento e gestão do espaço geográfico.

Teoria e prática do Sistema GPS será realizado nos dias 23 e 24 de junho, de 8h às 17h30. O outro, que ensina a trabalhar com o software Trackmaker, será realizado no dia 30 de junho, no mesmo horário. Ambos terão aulas no prédio do IGC, no campus Pampulha.

As inscrições podem ser feitas pela página www.fundep.ufmg.br, ou nos postos da Fundep que ficam na Praça de Serviços do campus Pampulha e no Conservatório UFMG, à avenida Afonso Pena, 1.534. Mais informações pelo telefone (31) 3499-4220.

Cidade, homem e natureza

O lugar da cidade na natureza e o lugar do homem na cidade foi tema da palestra que o geólogo Rualdo Menegat, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) proferiu nesta quarta-feira, dia 28, no auditório da Reitoria. A palestra é uma promoção do Projeto Manuelzão, programa de extensão surgido na Faculdade de Medicina, que atua em 51 municípios da bacia do Rio das Velhas. Na sua conferência, o professor Menegat explorou a evolução geológica de Porto Alegre, apoiando-se em esquemas animados, além de trabalhar questões ambientais que afetam as cidades em seu dia-a-dia.

Rualdo Menegat é geólogo, coordenador do Grupo Interdisciplinar de Filosofia e História da Ciência do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados da UFRGS. Também é assessor científico da National Geographic Brasil e coordenador Geral do Atlas Ambiental de Porto Alegre. Entre 1994 e 1998, foi secretário adjunto de meio ambiente na capital gaúcha.

Cidadania empresarial

A professora Cecilia Nogueira, diretora de Cooperação Institucional, foi convidada pelo Conselho de Cidadania Empresarial e Voluntários das Gerais, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) para liderar a Comissão de Responsabilidade Social e Voluntariado nas Universidades, criada este ano.

O Conselho é um organismo da Fiemg que estimula o desenvolvimento de práticas sociais e voluntárias entre os empregados das principais empresas mineiras. Já a comissão liderada pela professora Cecilia Nogueira pretende articular os projetos das empresas com os das universidades e centros de ensino superior existentes em Minas Gerais. "Estamos mapeando as instituições que poderão contribuir com o movimento de responsabilidade social, um fenômeno recente, mas que vem ganhando muita força na sociedade brasileira", explica Cecilia Nogueira. No dias 4 e 5 de junho, ela participa de uma reunião em Uberlândia, com dirigentes universitários e empresariais das regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Vale do Rio Grande.