Busca no site da UFMG




Nº 1410 - Ano 29 - 02.10.2003


 


Diamante

Os professores Mario Luiz de Sá Carneiro Chaves, do departamento de Geologia do IGC, e Luis Chambel, do Instituto Superior Técnico de Lisboa, lançaram, no dia 25 de setembro, o livro Diamante: a pedra, a gema, a lenda. Editada pela Oficina de Textos, de São Paulo, a obra traça um panorama da história, pesquisa, prospecção e lavra do diamante, com ênfase nos depósitos de Minas Gerais, o maior produtor brasileiro.

Com 232 páginas, o livro custa R$ 54. Mais informações na página da Oficina de Textos: www.ofitexto.com.br.

Promoção de livros

No período de 6 a 10 de outubro, os livros da Editora UFMG serão vendidos nas livrarias (foto) do campus Pampulha e do Conservatório com desconto de 50%. Os títulos das outras editoras universitárias continuam sendo comer-cializados com 20% de desconto. Para os livros de editoras comerciais, o desconto chega a 15%.

A promoção, em sua quarta edição, é realizada sempre no início do semestre e tem o objetivo de atender aos calouros e aproximá-los das livrarias. Além disso, a Editora UFMG pretende aumentar sua divulgação e vendas e fidelizar clientes no meio acadêmico. A oferta é válida para toda a comunidade, e o pagamento deverá ser efetuado à vista ou no cartão. Mais informações pelo telefone 3499-4642.

Quarta Doze e Trinta

A banda mineira Cálix é a atração do próximo Quarta Doze e Trinta, que acontece no dia 8 de outubro, às 12h30, na Praça de Serviços. Formada pelos músicos belo-horizontinos Renato Savassi, André Godoy, Marcelo Cioglia, Rufino Silvério e Sânzio Brandão, Cálix transita entre a MPB e o rock progressivo. No repertório do show, músicas dos dois CDs lançados pela banda, Beurin e A roda, muito elogiados pelo público e pela crítica musical. A entrada é franca.

Extensão universitária

O professor Edison José Corrêa, pró-reitor de Extensão da UFMG e presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, chefiou a delegação brasileira que participou, de 22 a 26 de setembro, nas cidades de Havana e Pinar del Río, em Cuba, do VII Congresso ibero-americano de Extensão Universitária. Durante o evento, o professor apresentou o projeto do Sistema de Informação de Extensão (Siex), banco de dados implantado no Brasil em 2003 que registra e sistematiza as atividades extensionistas. O Siex nasceu de uma experiência da UFMG e ganhou dimensão nacional.

A comitiva brasileira foi formada por professores e estudantes das universidades federais de Alagoas, do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Mato Grosso do Sul, da Paraíba e das estaduais de São Paulo (Unesp) e do Oeste do Paraná (Unioeste).

Doação

A UFMG doou à Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa 15 coleções com os livros escolhidos para o Vestibular 2004: Glaura, de Manuel Inácio da Silva Alvarenga; O homem, de Aluísio Azevedo; O coronel e o lobisomem, de José Cândido de Carvalho; Caderno H, de Mário Quintana; e Tremor de terra, de Luiz Vilela.

Na solenidade de entrega, ocorrida no último dia 24, a pró-reitora de Graduação, Cristina Augustin, e o coordenador-geral do vestibular, Antônio Emílio de Araújo, assumiram o compromisso de firmar uma parceria contínua com a instituição. "A Biblioteca Estadual atende ao aluno carente, que tem mais dificuldades de acesso aos livros", afirmou Cristina Augustin, ao justificar a importância da doação.

A Biblioteca Estadual Luiz de Bessa completa 50 anos em 2004. Há 29 anos, a instituição oferece um curso de literatura preparatório para o Vestibular da UFMG.

Transdisciplinaridade e as cidades

Com a finalidade de disseminar a cultura e as metodologias transdisciplinares dentro e fora da UFMG, o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) começará a desenvolver atividades de ensino que se somarão aos projetos de pesquisa em curso desde a sua criação.

A primeira atividade do gênero, marcada para o período de 6 de novembro a 9 de dezembro, será sobre o tema Cidades. O objetivo é construir metodologias transdisciplinares a partir de experiências inter e multidisciplinares. Com a atividade, que terá duração de 30 horas-aula, o IEAT espera obter subsídios para a formatação de um curso de 500 horas-aula sobre o mesmo tema.

As inscrições estão abertas até 17 de outubro. São oferecidas 40 vagas, que podem ser preenchidas por alunos de graduação (que estejam cursando os quatro últimos períodos do curso) e de pós-graduação e professores da UFMG. A íntegra do edital está disponível na página www.ufmg.br/ieat/acontece. Mais informações pelos telefones 3499-4123 e 3499-5509.

Parasitologia

O professor David Pereira Neves, aposentado pelo departamento de Parasitologia do ICB, acaba de lançar pela Coopmed Editora Médica o livro Parasitologia Básica. A obra, com 134 páginas, foi escrita em conjunto com a doutoranda Thelma de Filippis, do curso de Parasitologia da UFMG.

Em linguagem acessível, o livro, destinado principalmente a alunos dos cursos de Enfermagem e Nutrição, descreve os fundamentos da Parasitologia, com ênfase nas doenças mais comuns e formas de controle. Parasitologia básica pode ser adquirido nas livrarias da Coopmed nos campi Pampulha e Saúde. Mais informações pelos telefones 3491-8019 e 3273-1955.