Busca no site da UFMG




Nº 1440 - Ano 30 - 27.5.2004

 

Antídoto para o barulho

Projeto acústico do templo da Universal
em BH foi elaborado por professor da UFMG

Patrícia Azevedo

uito barulho foi feito quando anunciaram a construção de um grande templo da Igreja Universal do Reino de Deus em área nobre de Belo Horizonte. E o motivo de tanto barulho: o próprio barulho. Da mesma forma que cânticos e orações dos fiéis ameaçavam a tranqüilidade dos moradores, os ruídos externos de carros e ônibus poderiam interferir nas atividades dentro do templo. Para resolver o problema sonoro e eliminar possíveis incômodos, um amplo projeto acústico foi desenvolvido e executado sob consultoria técnica do professor Marco Antônio Vecci, do departamento de Estruturas da Escola de Engenharia da UFMG.

A equipe do professor Vecci elaborou todo o sistema de isolamento sonoro _ da escolha dos materiais até as especificações da construção. No salão de cultos da catedral, local de maior aglomeração de pessoas e emissão de ruídos, foram construídos painéis duplos de concreto. O professor também utilizou esquadrias especiais e projetou o teto metálico para impedir a passagem de ruídos para o exterior. "Dessa forma, os níveis sonoros não ultrapassam 45 decibéis a três metros da igreja, mesmo que no salão de cultos esses índices cheguem a 115 decibéis, o equivalente a um show de rock no interior de um ginásio", explica o professor.
Paz para os vizinhos, clareza para os fiéis. Um sistema de absorção sonora para o controle de reverberação garante a definição da voz no interior do salão e evita ecos e interferências. Mesmo princípio foi utilizado nas salas de aula do templo, facilitando a comunicação dos professores e a compreensão dos alunos.

E a preocupação com a acústica interna não pára por aí nem fica restrita ao salão e às "escolinhas" de evangelização. Toda a construção possui pisos flutuantes, constituídos de manta de polietileno, que impedem até mesmo que os ruídos de passos e de queda de objetos sejam ouvidos em outros ambientes. As esquadrias acústicas estendem-se aos apartamentos para repelir o ruído do tráfego, e o sistema de ar-condicionado foi tratado com atenuadores de ruído, assim como as casas de máquinas e os geradores.

Amortecedores

Para não deixar dúvidas de que os ruídos externos não atrapalhariam as transmissões, os dois estúdios de TV e os quatro de rádio receberam tratamento especial. Foram isolados acusticamente do restante da edificação através de amortecedores que inibem a passagem de vibração pela estrutura. "Não há como passar ruídos pelas paredes, são ambientes independentes da edificação", explica Vecci.

Segundo o professor, este é o primeiro templo da Igreja Universal construído com tamanha preocupação acústica. Além de toda consultoria técnica, Marco Vecci mediu os níveis de ruído nas proximidades da construção e encaminhou laudo à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para atender às exigências da legislação.

Outros projetos

A preocupação em evitar a poluição sonora pode ser percebida em outros grandes empreendimentos, cujos projetos acústicos foram realizados com consultoria da UFMG. É o caso da Arena 1, do Minas Tênis Clube, e do Marista Hall, palcos de shows e eventos esportivos. Atualmente, Vecci orienta trabalhos acústicos do complexo da Expominas.

Catedral da fé

Inaugurada em abril, na avenida Olegário Maciel, zona sul de Belo Horizonte, a Catedral da fé é o maior templo da Igreja Universal do Reino de Deus construído em Minas Gerais. Foi erguido em um terreno de 8,7 mil metros quadrados a um custo estimado de R$ 30 milhões. Somente o salão de cultos, com capacidade para cinco mil pessoas sentadas, ocupa 3,6 mil metros quadrados. No hall da entrada principal, pela Olegário Maciel, estão livraria e videoteca que vendem material evangélico.

Ao lado, um prédio de quatro andares, estruturado para abrigar 500 crianças e adolescentes, com berçário, fraldário e escolinhas. Na rua Santa Catarina, a obra abrange mais um edifício, de dez andares, onde está concentrada a parte administrativa da Igreja. São 30 salas, apartamentos residenciais para bispos e pastores da Igreja, quatro estúdios de rádio e dois de TV.


Foto (de Eber Faioli): Templo da Universal em BH: evangelização à prova de ruído