Busca no site da UFMG




Nº 1455 - Ano 30 - 23.9.2004

 

BOLETIM balzaquiano

Exposição comemora 30 anos da mais regular publicação jornalística universitária

ais regular publicação jornalística editada por uma universidade brasileira, o BOLETIM está completando 30 anos de circulação. A data será comemorada com uma mostra no saguão da Biblioteca Universitária, onde ficarão expostos dezenas de exemplares representantivos da trajetória da publicação. A abertura da mostra será nesta segunda-feira, dia 27 setembro, às 14 horas. Ela fica aberta à visitação nas próximas três semanas.

Sob a curadoria do professor Fabrício Fernandino, a mostra foi produzida pelo Centro de Comunicação (Cedecom), com apoio da Diretoria de Ação Cultural. Entre as edições que ficarão à mostra, destaque para o primeiro número, que circulou no dia 27 de setembro de 1974, e trazia um pequeno texto justificando a novidade. A publicação foi criada por meio da ordem de serviço 270/74, de 18 de setembro daquele ano, assinada pelo reitor Eduardo Osório Cisalpino. Segundo o documento, a nova publicação deveria veicular atos da Reitoria e "notícias das unidades e outras informações de interesse da comunidade universitária".

Edições especiais ou temáticas marcaram essas três décadas de circulação do BOLETIM. É o caso da de número 774, de 7 de outubro de 1988, que fez um balanço da Constituição brasileira que acabara de ser promulgada. A edição trouxe textos de especialistas da UFMG, como o historiador Francisco Iglésias, as educadoras Glaura Vasques de Miranda e Vera Lúcia Alves de Brito, o cientista político Fábio Wanderlei Reis, o ambientalista Angelo Machado e o deputado constituinte Octávio Elísio Alves de Brito.

Inquietação

Outro número temático, que também ficará exposto na Biblioteca Universitária, saiu no dia 12 de abril de 2000 , e comemorou os 500 anos do Brasil com matérias que associavam o trabalho da UFMG à data. Uma delas focalizou o trabalho de consultoria realizado por especialistas do Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Cecor) para a organização da grande mostra do redescobrimento, a maior exposição de artes visuais já realizada no Brasil .

A mostra também comprova a capacidade do BOLETIM de se manter sintonizado com os momentos de inquietação da comunidade universitária. Na edição de 5 de abril de 1983, a publicação veiculou nota oficial do Conselho Universitário sobre a situação financeira da Universidade e íntegra de documento preparado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento. No texto, o Conselho advertiu: "É absolutamente necessária e urgente a mobilização de todos os setores da sociedade em defesa contra o processo de destruição a que vem sendo submetido a universidade pública brasileira".

Exposição: BOLETIM 30 anos - Janelas abertas para a história

Local: Biblioteca Universitária

Abertura: dia 27, às 14 horas

Período: 27 de setembro a 15 de outubro

Realização e produção: Cedecom e DAC

Curadoria: Fabrício Fernandino