Busca no site da UFMG




Nº 1453 - Ano 30 - 9.9.2004


 

Encontros Transdisciplinares

Cooperação pela Internet: uma nova forma de produzir riqueza é o tema da palestra que o professor Imre Simon (USP) fará, nesta quarta-feira, dia 29, às 14 horas, na série Encontros Transdisciplinares , promovida pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisiplinares (IEAT).

Segundo Simon, o advento do fenômeno do software livre abriu caminho para o aparecimento de uma nova forma produtiva de riquezas, através do compartilhamento e construção cooperativa de bens de informação aberta.

Sua exposição baseia-se "em idéias pioneiras e fortemente inovadoras de Yochai Benkler, professor de Direito da Universidade Yale", diz Imre Simon, que terá como debatedor o professor Julio Jeha, da Faculdade de Letras. O evento será realizado no auditório da Fale (sala 1007), no campus Pampulha.

Esses Encontros buscam disseminar a cultura transdisciplinar na Universidade. Com base em sugestões feitas pela comunidade da UFMG, o IEAT elaborou uma lista de temas considerados de ponta, que são priorizados na programação do evento. Mensalmente, tais assuntos são tratados, através de palestras, seguidas de comentários de um debatedor e de discussões com o público presente. A participação é franqueada a estudantes e pesquisadores da UFMG e de outras instituições.

Gestão das águas

Com o tema Desenvolvimento Urbano Sustentável e Gestão Ambiental, o Projeto Manuelzação realiza, nestas quinta e sexta-feira, dias 23 e 24 de setembro, um seminário internacional no auditório da Reitoria. O objetivo do evento é apresentar conceitos e exemplos de políticas urbanas, estimulando reflexões para a construção de um novo posicionamento. Também será debatida a meta que prevê a revitalização do Rio das Velhas até 2010.

O evento reúne alguns dos principais especialistas e estudiosos da questão ambiental, como o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Ilmar Bastos, o jornalista Washington Novaes e o secretário Estadual do Meio Ambiente, José Carlos de Carvalho. Mais informações pelos telefones (31) 3248-9959 e 3248-9646.

Medalha JK

O diretor de Ação Cultural da UFMG, professor Fabrício Fernandino, recebeu, no dia 12 de setembro, a Medalha Presidente Juscelino Kubitschek , concedida pelo governo de Minas. Ele foi indicado pelo prefeito de Diamantina, Gustavo Botelho Júnior, membro do Conselho da Medalha.

O professor Fabrício Fernandino foi agraciado com o grau Honra por sua atuação em favor da cultura de Diamantina, cidade que nos últimos cinco anos tem sediado o Festival de Inverno da UFMG, do qual é coordenador-geral. Outras 32 personalidades mineiras receberam a comenda no grau Honra , enquanto 15 personalidades nacionais receberam a Grande Medalha . Entre elas, os presidentes do Senado, José Sarney, e o do Supremo Tribunal Federal, ministro Nélson Jobim.

Publicidade

A portaria que institui o Código de normas para veiculação de peças publicitárias, patrocínio e apoio foi alterada em seu capítulo IV, artigo 14. A portaria modificada ganhou um novo número _ 03215, de 15/9/2004 _ e pode ser consultada na página da UFMG: www.ufmg.br. A versão anterior, 01018, de 7/4/2003, foi publicada na edição de 8/5/2003 do BOLETIM.

UFMG assina convênio com Ministério Público

O vice-reitor Marcos Borato Viana e o Procurador-Geral de Justiça, Nedens Ulisses Freire Vieira, assinaram na segunda-feira, 20 de setembro, termo de cooperação para concessão de estágios curriculares a alunos de graduação da UFMG no Ministério Público estadual. "É um convênio emblemático, porque inaugura, na Universidade, um novo formato para o estágio", afirma a pró-reitora de Graduação, Cristina Augustin, que também assinou o documento, ao lado da professora Luiza Lamounier, responsável pela coordenadoria-geral de estágios da Prograd.

Pelo Ministério Público também assinaram o documento o Procurador-Geral de Justiça Adjunto Administrativo, Oliveira Salgado de Paiva, o diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, promotor de justiça Edson Ribeiro Baeta, e a coordenadora de estágios da Procuradoria-Geral de Justiça, Andréia Ferreira Matozinhos. "Nosso interesse é que esta cooperação produza frutos para as duas instituições e, principalmente, para a sociedade", comentou Nedens Vieira.

Pelo convênio, alunos de diversos cursos _ e não somente os de Direito, como sublinhou o professor Borato _ serão encaminhados para estágios de dois semestres no Ministério Público. O Procurador-Geral explicou que o Ministério Público tem ampla atuação _ defesa de crianças e adolescentes, do meio ambiente, do consumidor, do patrimônio público, histórico e artístico _ e precisa do apoio técnico nessas áreas, o que abre espaço para estágios de alunos de psicologia, geologia, química, física, belas-artes, entre outros.

Erramos:

Luís Bernardes

Diferentemente do que informou a matéria Um caso de amor com a farmácia , publicada na edição 1.452, de 2 de setembro, o professor Luís Bernardes não empresta o seu nome ao Laboratório de Farmacognosia da Faculdade de Farmácia. Ele foi homenageado com uma placa comemorativa afixada num dos quatro laboratórios de Farmacognosia da Unidade.