Busca no site da UFMG




Nº 1458 - Ano 31 - 14.10.2004


 

Esperança equilibrista

O professor Juarez Guimarães, do departamento de Ciência Política da Fafich, lança, nesta quinta-feira, dia 14, o livro A esperança equilibrista: o governo Lula em tempo de transição. O lançamento será na Livraria da Travessa (rua Pernambuco, 1.286), às 19h.

Em 166 páginas, o livro reúne artigos publicados no boletim eletrônico Periscópio, da Fundação Perseu Abramo e da Secretaria Nacional de Formação do PT. Guimarães divide as discussões em três capítulos. No primeiro, Fundação da esperança: as raízes republicanas, ele discute a eleição de Lula e aspectos da história do Brasil. O segundo, intitulado As razões da esperança: para uma teoria política da transição, está reservado a análises do percurso de Lula rumo à governabilidade. Por fim, Juarez Guimarães trata do Futuro da esperança: um paradigma republicano para o Brasil.

O prefácio é de Marilena Chauí. Ela diz que a edição é lúcida e oferece não apenas parâmetros para a avaliação política do governo Lula, mas também indica os limites que ele precisa vencer para concretizar a esperança depositada em seu governo.

Trabalho e Educação

O Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação (Nete) da Faculdade de Educação promoverá, nos dias 17, 18 e 19 de novembro, o II Simpósio sobre Trabalho e Educação. O evento é destinado a pesquisadores, professores de graduação e pós-graduação, mestrandos, doutorandos e bolsistas de iniciação científica de instituições brasileiras envolvidos em estudos sobre trabalho e educação.

Além das apresentações de trabalhos, serão promovidos minicursos, grupos temáticos, conferências, lançamentos de livros e revistas. Entre os assuntos em debate, destaques para relação trabalho, educação e movimentos sociais, educação profissional e saberes no trabalho e organização escolar e trabalho docente.

Mais informações na página www.fae.ufmg.br/simpnete.

Ao alcance da mão

O projeto A célula ao alcance da mão , do Museu de Ciências Morfológias do ICB, acaba de ser premiado pelo Instituto Éster Assumpção, entidade civil e sem fins lucrativos com sede em Betim que desenvolve e apóia projetos em favor dos direitos dos portadores de deficiência física.

Com o objetivo de viabilizar a inclusão de cegos no ensino regular de biologia, A célula ao alcance da mão desenvolveu 52 protótipos tridimensionais e em relevo de estruturas do corpo humano, como coração, rim, pulmão, aparelhos reprodutores, intestino, células, tecidos e organelas.

O projeto conquistou o primeiro lugar e recebeu R$ 30 mil. "O prêmio representa um grande estímulo, porque, embora sem recursos, a equipe do Museu e os estagiários vêm trabalhando incansavelmente no projeto", conta a coordenadora do Museu de Ciências Morfológicas, professora Maria das Graças Ribeiro. Segundo ela, o recurso chegou em boa hora, pois permitirá a continuidade do trabalho, que será levado para as escolas da rede pública de ensino de Belo Horizonte.

Homenagem

A professora Virgínia Ciminelli, da Escola de Engenharia, recebeu, no dia 17 de setembro, o prêmio 2004 GEMS Alumni Anchievement Award, concedido pela associação de ex-alunos da Pennsylvania State University (PSU), dos Estados Unidos, onde a professora cursou doutorado. Trata-se de homenagem conferida pela associação a ex-alunos que se destacam após deixarem a Instituição.

Integrante do grupo de Tecnologia Mineral da UFMG, a professora Virgínia Ciminelli coordena um dos projetos financiados pelo programa Instituto do Milênio , do Ministério da Ciência e Tecnologia, que apóia a consolidação de grupos de pesquisas que produzem conhecimento de vanguarda em áreas prioritárias. Sua linha de pesquisa, Instituto do Milênio: Água - Uma Visão Mineral , desenvolve abordagem multidisciplinar do manejo da água nas atividades de mineração.

Graduação tem nova adjunta

A professora Márcia Maria Fusaro Pinto, do Departamento de Matemática do ICEx, assumirá o cargo de Pró-Reitora Adjunta de Graduação, ocupado atualmente pela professora Elizabeth Spangler Andrade Moreira. A posse acontece no dia 19 de outubro, às 9 horas, no gabinete da reitora Ana Lúcia Gazzola.

Márcia Maria Fusaro Pinto é bacharel e mestre em Matemática pela UFMG. Em 1999, concluiu o doutorado em educação científica na Universidade de Warwick, Inglaterra, no qual investigou o período de transição dos cálculos para a análise real sob perspectiva da psicologia da educação. A professora também dá aulas na pós-graduação da Faculdade de Educação e dedica-se ao estudo sobre o uso de novas tecnologias no ensino da matemática.

Édipo Rei no Centro Cultural

O Grupo Intervalo apresenta este mês, no Centro Cultural UFMG (foto), o espetáculo Édipo Rei, um dos maiores clássicos da literatura mundial. Escrita por Sófocles há mais 2500 anos, é considerada uma das mais importantes tragédias gregas. O texto aborda temas polêmicos, como o parricídio e o incesto.

A montagem é dirigida por Ítalo Mudado e Marcel Luiz. Em 20 anos de existência, o Grupo Intervalo dedica-se à encenação de textos dos mais variados estilos e autores. O grupo já trabalhou com obras de Sófocles, Eurípides, Molière, Shakespeare, Ariano Suassuna, Martins Pena, entre outros. As apresentações de Édipo Rei acontecem sempre às sextas-feiras, sábados e domingos, às 20 horas, no auditório do Centro Cultural UFMG (avenida Santos Dumont, 174, Centro). O ingresso custa R$ 10. Estudantes e maiores de 65 anos pagam meia entrada.