Busca no site da UFMG

Nº 1547 - Ano 32
11.09.2006

Resoluções

A Secretaria dos Órgãos de Deliberação Superior (Sods) acaba de editar um volume com todas as resoluções aprovadas em 2005 pelos conselhos Universitário e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). Os interessados poderão obter a publicação na própria Sods, no quarto andar da Reitoria. Nos próximos dias, o conjunto de resoluções também estará disponível no endereço intranet.adm.ufmg.br/sods.

Promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) e pelo Centro Cultural, o programa é realizado às sextas-feiras, 12h30, no auditório do órgão, localizado à avenida Santos Dumont, 174. A entrada é franca.

Eleições no DCE

A chapa Mutirão vai comandar os destinos do Diretório Central dos Estudantes (DCE) nos próximos 12 meses. Nas eleições realizadas nos dias 30 e 31 de agosto, ela recebeu 3.579 votos, seguida da chapa A Plenos Pulmões, com 2.292 votos. O grupo Correnteza recebeu 337 votos e a chapa Ninguém, 287. Ao todo, 6.641 votantes compareceram às urnas, quase o dobro de alunos do ano passado. A direção do DCE é feita de forma colegiada, com 27 integrantes, sendo três coordenadores-gerais, dois tesoureiros, um secretário e 21 secretários temáticos.


Atendimento psicológico

O Departamento de Psicologia da Fafich criou um plantão psicológico voltado para alunos, professores e servidores da Universidade. O atendimento é realizado por estagiários do 9o período de Psicologia, supervisionados pelo professor Miguel Mahfoud. Para participar, os interessados devem procurar a secretaria do Serviço de Psicologia Aplicada, na sala 2062 da Fafich. A consulta é gratuita. “A idéia é que o atendimento aconteça exatamente na hora em que a pessoa procura ajuda. Por isso, inscrições são desnecessárias”, justifica Mahfoud. O plantão acontece de 8 às 17h. Outras informações pelo telefone (31) 3499-5070.

Engenharia Elétrica

O professor Flávio Henrique Vasconcelos (foto) foi empossado, no último dia 2, como chefe do departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia. Professor adjunto, ele é mestre pela UFMG e doutor pelo Instituto de Ciências e Tecnologia, da Universidade de Manchester, na Inglaterra.

Sua área de atuação contempla a construção de sistemas de medição, controlados por computador, aplicados à determinação de parâmetros de campos agrícolas e à obtenção de dados de animais em laboratório utilizando sensores em redes sem fio. O professor Vasconcelos também desenvolve programas aplicativos para automação do controle de qualidade de instrumentos de medição e monitoramento de equipamentos elétricos e programas para gerenciamento de interfaces entre dispositivos periféricos e o computador.

Contra a exploração infantil

O Programa Pólos de Cidadania da UFMG realiza, nesta quinta, dia 14 de setembro, em Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, o seminário Cidadania, Infância e Adolescência. O evento marca o lançamento de campanha que pretende criar alternativas de prevenção ao abuso e à exploração sexual infanto-juvenil em mais de 30 municípios do Médio Jequitinhonha. Um dos destaques será a apresentação da peça Nem Tudo está perdido, montada por jovens da Casa da Juventude do município – co-promotora do evento –, sob a direção do professor Fernando Limoeiro, um dos coordenadores do Pólos e professor do Teatro Universitário da UFMG.


Criança no Centro Cultural

A cultura afro estará em evidência nas próximas duas edições do projeto A criança no Centro Cultural, realizado sempre aos sábados, às 10 horas, com entrada franca. No dia 23 de setembro, o professor Evandro Passos, especializado em danças africanas, vai ministrar oficina para crianças em que fará uma releitura de danças dos orixás, congadas, maracatu, maculelê, entre outras. Já no dia 30, o Grupo Bantus Capoeira promoverá uma roda para introduzir as crianças ao universo de gingados, passos e regras da capoeira.

A criança no Centro Cultural é um projeto concebido com o intuito de abrir espaço de troca, experiências e memórias de brincadeiras, além de oferecer apresentações de teatro, dança, música e cinema ao público infantil. O Centro Cultural UFMG está localizado à avenida Santos Dumont, 174. Mais informações pelos telefones 3238-1090/1091/1092.

Black music

A próxima edição do Quarta Doze e Trinta tem programação especial. O show da Banda Black Sonora desta quarta, dia 13, às 12h30, marca a abertura da primeira edição da Semana do Estudante. Formada há quatro anos, a banda é influenciada pelo samba-funk, hip hop e outras ramificações da black music. Suas principais referências musicais são Jorge Ben Jor, Jackson do Pandeiro, Marku Ribas, Tim Maia, The JB´s, Buena Vista Social Club e Orishas.

O Quarta Doze e Trinta é promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) com apoio da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC). A entrada é franca.