Busca no site da UFMG

Nº 1572 - Ano 33
9.4.2007

acontece

Teatro Universitário

O Teatro Universitário da UFMG está oferecendo oito oficinas ao público interessado em realizar aperfeiçoamento ou iniciação na área de artes cênicas. As atividades englobam Baú de Leontiev: oficina do brincar, Criação em performance, Iniciação teatral, Oficina do clown, Oficina de bufões, Iniciação à máscara com segunda natureza do ator, História em movimento e Tai Chi Chuan. Inscrições na página www.fundep.ufmg.br.

Mais informações na sede do Teatro Universitário, à rua Carangola, 300, bairro Santo Antônio, telefone (31) 3499-4220, ou e-mail callcenter@fundep.ufmg.br.

Rosas de Abril

Começou nesta segunda-feira, dia 9 de abril, a 22ª edição do Festival Rosas de Abril, promovido pela Assufemg. Este ano, o evento, que vai até 4 de maio, contará com shows de chorinho e forró, exibição de curtas, exposição de gravuras e o tradicional Festival da Canção, cuja primeira eliminatória ocorre nesta sexta-feira, dia 13, às 18h.

Outra novidade é a abertura de espaço para discussão de temas atuais, como a questão ambiental. A partir do dia 23 estão programados palestras sobre o Projeto Manuelzão, lixo e cidadania, biocombustível e a importância da Bacia da Pampulha para Belo Horizonte.

Mais informações pelos telefones (31)3491-4677 e 3499-4511.

Academia de Ciências

O professor Nívio Ziviani, do departamento de Ciência da Computação do ICEx, é o mais novo docente da UFMG escolhido para a Academia Brasileira de Ciências. Na Assembléia Geral realizada em 30 de março, foram eleitos 25 novos acadêmicos. Nivio Ziviani foi indicado para a área de Ciências da Engenharia. Coordenador do Laboratório para Tratamento da Informação (Latin), Ziviani é graduado em Engenharia Mecânica pela UFMG e Doutor em Ciência da Computação pela University of Waterloo.

Contos

A estudante Anna Cecília Santos Chaves, do 9º período do curso de Direito da UFMG, é uma das vencedoras do concurso Livro de Graça na Praça, promovido pelo Senac Minas em parceria com o Projeto Livro de Graça na Praça. Ela concorreu com o conto Descoberta e foi premiada ao lado de Raimundo Nonato de Albuquerque Silveira, do Ceará, autor de Primeiro Socorro. A comissão julgadora definiu os ganhadores após avaliação de textos enviados sobre o tema A primeira vez.

Os contos vencedores serão agora veiculados na edição 2007 do Livro de Graça na Praça. O projeto consiste na elaboração de obra com textos de vários escritores que será distribuída gratuitamente em evento na Praça da Liberdade,

Teatro no campus

O Elogio da Loucura, espetáculo teatral formado por oito micropeças, é a atração dos programas Quarta Doze e Trinta e Uma Tarde no Campus, nos dias 11 e 12 de abril. O espetáculo foi criado a partir de fragmentos da obra de Erasmo de Roterdã.

A Escola de Belas-Artes será o palco das duas apresentações, na quarta-feira, às 12h30, e na quinta-feira, às 17h30. A entrada é franca. Os dois programas são promovidos pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) em parceria com a Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC). O Quarta Doze e Trinta é patrocinado pela Nossacoop.

Cineclube Face

Como parte da programação comemorativa dos seus 50 anos de atividades, o Cineclube Face, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, realiza, de 23 a 27 de abril, a Mostra José Maria Nunes. Administrado por alunos da Face, o cineclube tem programação regular às quintas, às 18h, e às sextas, a partir das 11h20. As sessões são gratuitas e abertas ao público externo. O endereço é rua Curitiba 832, auditório do 2º andar.

De acordo com os organizadores, essa é a primeira mostra realizada no país da filmografia de José Maria Nunes, cineasta português radicado na Catalunha. Conforme texto divulgado pelos promotores do evento, os filmes foram produzidos entre 1957 e 2000, com conteúdo experimental e político. “Com interesse sociológico e histórico contemporâneo, seus filmes são resultado de um olhar particular, que oscila entre o conhecimento e a intuição levada ao extremo”, escreveram.

A programação é a seguinte: 23 de abril – Mañana; 24 de abril – Noche de Vinho Tinto; 25 de abril – Biotaxia; 26 de abril – Sexperiências; 27 de abril – Amigogina.

Erramos

Parque Tecnológico

É de 2001 e não de 2002 – conforme informou o BOLETIM em sua edição 1570 – a data de elaboração do projeto do Parque Tecnológico, que hoje se encontra em fase avançada de implantação. À época, o documento contendo as diretrizes do empreendimento foi elaborado pelos professores Mauro Borges Lemos e Clélio Campolina Diniz, da Face, e examinado por comissão especial instituída pelo então reitor Francisco César de Sá Barreto. Além dos professores Clélio e Mauro Borges, a comissão era formada por Paulo Sérgio Lacerda Beirão (presidente), Allan Claudius Queiroz Barbosa, José Maciel Rodrigues Júnior e pelo atual reitor, Ronaldo Pena. Após análise do grupo, o projeto foi encaminhado ao Conselho Universitário para deliberação final.