Busca no site da UFMG

Nº 1633 - Ano 35
10.11.2008

acontece

Segurança pública

A Editora UFMG e o Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da Universidade lançaram o livro Compreendendo e avaliando projetos de segurança pública. A obra, organizada pelo professor Cláudio Beato, coordenador-geral do Crisp, traz uma coletânea de textos, que abordam aspectos da elaboração de políticas públicas de segurança.

Entre outros assuntos, são discutidas as ferramentas de avaliação e monitoramento dessas políticas e a importância dos diagnósticos para o planejamento e implementação de programas e projetos de segurança pública. A publicação contou com o apoio do Banco Mundial, Ford Foundation, Tinker Foundation, Finep, Fapemig e CNPq. Mais informações na página www.editoraufmg.br.

Quem Sabe

Cinquenta e dois professores da Faculdade de Medicina aderiram ao Quem Sabe, cadastro de fontes jornalísticas da UFMG, durante a abordagem feita pelo Centro de Comunicação (Cedecom) e pela Assessoria de Comunicação da Unidade no período de 28 de outubro a 3 de novembro. O trabalho de validação dos dados foi realizado em estande montado no saguão do prédio com a ajuda de estagiários.

A campanha aumentou em 17% o cadastramento de docentes no sistema, passando de 300 para 352 inscrições. A adesão só não foi maior porque 59 professores ficaram impedidos de se cadastrar em função de problemas na senha do minhaUFMG ou de acesso ao Quem Sabe. A próxima unidade a ser visitada é a Escola de Enfermagem, na semana de 17 a 21 de novembro.

O Quem Sabe reúne informações sobre as áreas de atuação dos professores, além de outros dados relevantes da trajetória do pesquisador, como participação em entidades representativas ou em grupos de pesquisa, nacionais ou internacionais. Além de servir de referência para a imprensa, o banco é utilizado por organizações públicas e privadas para seleção de consultores.

Segurança nos campi

A UFMG, em parceria com o Sindifes, a Apubh e o DCE, realizará, no dia 11 de novembro, a partir das 9h30, no auditório da Reitoria, o Seminário Institucional sobre Segurança Universitária, para discutir estratégias de ação e, se for o caso, reelaborar a política institucional de combate à violência nos campi da universidade, além de propor medidas para aprimorar o sistema de segurança em prática na instituição.

Para subsidiar as discussões, a organização do evento sugere às pessoas da comunidade universitária que relatem situações de violência nos campi, ainda que não sejam vítimas diretas delas ou que as ocorrências já tenham sido formalmente apresentadas aos órgãos competentes. Os relatos podem ser feitos por meio de questionário disponível na página http://lynx.cenapad.ufmg.br/violencia_campus/. As informações serão mantidas em sigilo.

Transferência e obtenção de novo título

Estão abertas, até 17 de novembro, exclusivamente pela internet (www.ufmg.b/copeve), as inscrições para a seleção de candidatos a vagas em cursos de graduação da UFMG nas modalidades de transferência e obtenção de novo título. São oferecidas 277 vagas em 30 cursos. O valor da taxa de inscrição é de R$ 125,00. A relação completa de cursos e vagas também pode ser acessada no site da Copeve, onde estão disponíveis ainda os critérios para participação no processo seletivo.
Os candidatos às vagas devem se submeter a provas da segunda etapa do Vestibular 2009, marcadas para o período de 5 a 8 de janeiro. A mudança, implantada em 2007, tem por objetivo uniformizar e dar maior transparência ao processo de seleção.

Educação superior

Com apoio da Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação, a Reitoria promove, nesta sexta-feira, dia 14, o segundo encontro do Ciclo de Seminários sobre a Educação Superior na América Latina. A atividade será realizada no auditório 4 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), às 9h.

O evento terá como convidados o diretor executivo da Associação Colombiana de Universidades, Bernardo Rivera Sánchez, o vice-reitor de Pesquisa da Universidade de Antioquia, Alfonso Monsalve Solórzano, e o coordenador da Comissão Nacional de Acreditação da Colômbia, Virgílio Niño. A participação dispensa inscrição prévia. O objetivo dos seminários é facilitar a oficialização de acordos de cooperação entre as universidades.

Sonhos dos cegos

Na matéria Freud explica?, publicada na última edição do BOLETIM, a autora da dissertação abordada no texto foi incorretamente identificada na legenda da foto. Seu nome é Liliane Camargos e não Liliane Lopes.

Quitandas de Minas

A nota publicada na página 7 da edição 1631 informou incorretamente o número do telefone da Autêntica Editora/Gutemberg, que publicou o livro Quitandas de Minas: receitas de famílias e histórias, de Rosaly Senra, apresentadora da rádio UFMG Educativa. O número correto é 08002831322.