Busca no site da UFMG

Nº 1641 - Ano 35
16.2.2009

acontece

Fapemig

Foi empossado, no último dia 10, o novo presidente do Conselho Curador da Fapemig, o professor Paulo Sérgio Lacerda Beirão, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB. Beirão vai cumprir o mandato iniciado por José Policarpo Gonçalves de Abreu, que assumiu o cargo de diretor científico da Fundação. Conselheiro desde 2005, o professor da UFMG foi eleito pelos colegas, por unanimidade, durante reunião realizada em novembro passado em Juiz de Fora.

“A Fapemig está vivendo um momento muito bom, recebendo os recursos que lhe são devidos, apoiando projetos inovadores e oferecendo suporte a um novo modelo de desenvolvimento social e econômico baseado no conhecimento”, afirmou o novo presidente do Conselho.

Paulo Sérgio Lacerda Beirão é médico formado pela UFMG e concluiu o mestrado e o doutorado em Biofísica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1993, tornou-se pós-doutor pela University of Leicester. Integra o corpo editorial da Brazilian Journal of Medical and Biological Research.

Culturas políticas

Estão abertas até 27 de fevereiro as inscrições para o curso de especialização em História e Culturas Políticas, organizado pelo Departamento de História da Fafich. Com início marcado para 16 de março, o curso terá 360 horas-aula e será ministrado das 19h às 22h30, às segundas, terças e quartas-feiras, na Fafich, no campus Pampulha.

O curso propõe uma abordagem multidisciplinar das culturas políticas, recorrendo a contribuições da antropologia, ciência política, filosofia e sociologia para compreender as realidades nacional e mundial.

A seleção será feita por meio de entrevista e análise do currículo e histórico escolar. Mais informações na secretaria do curso pelo telefone (31) 3409-5012, no site www.fafich.ufmg.br/cehcp ou na Fundep: telefones (31) 3218-9331 e 3409-4220 e endereço eletrônico www.fundep.ufmg.br.

Campanha

A Prefeitura de Conceição do Mato Dentro enviou, no último dia 4, um caminhão ao campus Pampulha para recolher diversas caixas com roupas, sapatos, cobertores, roupas de cama e de banho, utensílios de cozinha e material de higiene. A doação foi organizada pela Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) em auxílio às famílias atingidas pelas chuvas na cidade, localizada a 167 quilômetros de Belo Horizonte.

Todo verão, a CAC realiza uma campanha de solidariedade, que este ano chegou à sua sétima edição. “Sempre recebemos muitas doações. Este ano já havíamos ajudado a população de Brumadinho”, conta a coordenadora de Assuntos Comunitários, Maria Célia Nogueira.

Pós-Graduação

Foi publicada, no último dia 4, no Diário Oficial da União, a portaria que nomeou a professora Elizabeth Ribeiro da Silva como pró-reitora de Pós-Graduação da UFMG. Ela é professora associada do Departamento de Morfologia do ICB, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e integrante do Conselho Diretor do Centro de Microscopia da Universidade, do qual é coordenadora técnico-científica da área biológica.

A nova pró-reitora graduou-se em Ciências Biológicas e fez mestrado e doutorado em Biologia Celular, sempre pela UFMG. Elizabeth era, desde março de 2006, pró-reitora adjunta de Pós-Graduação. Ela assume no lugar do professor Jaime Arturo Ramirez, que pediu exoneração.

Língua Portuguesa

O reitor Ronaldo Tadêu Pena assumiu, no último dia 9, em Lisboa, a presidência do Conselho de Administração da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Aulp). A reunião da entidade discutiu os preparativos para o próximo encontro, em Angola.

Com 20 anos de existência, a Aulp é integrada por instituições de ensino e pesquisa de nível superior dos oito países de língua oficial portuguesa, mais Macau. Seu objetivo é promover intercâmbio de informações, estimular a reflexão sobre a função do ensino superior e o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa científica e tecnológica. Os membros titulares são Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

O reitor da UFMG foi escolhido para presidir o Conselho durante encontro realizado em setembro de 2008, em Brasília. Quarenta e seis instituições brasileiras são filiadas à Aulp.

Água e diversidade cultural

A UFMG recebe nesta quinta-feira, dia 19, a professora Irene Klaver, do Departamento de Filosofia e Estudos da Religião da Universidade do Norte do Texas (Estados Unidos). Ela apresentará a conferência Água e Diversidade Cultural no auditório da Face, no campus Pampulha, a partir de 14h, com entrada franca. O evento será promovido pelo ICB com apoio do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat).

Nascida na Holanda, Irene Klaver é Ph.D. em filosofia pela Stony Brook University, em Nova York. É professora na Universidade do Norte do Texas desde 2000 e atualmente integra o grupo gestor do Programa Água e Diversidade Cultural da Unesco.