Busca no site da UFMG

Nº 1642 - Ano 35
2.3.2009

Nova rotina no campus de Montes Claros

ICA
Instituto de Ciências Agrárias receberá o triplo de calouros este ano

Juliana Paiva*

O Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, começa a viver uma rotina bem mais movimentada com a entrada do triplo de alunos em relação ao número que ingressou nos últimos anos, por isso, está reforçando a sua estrutura para atender aos 240 calouros matriculados nos quatro novos cursos – Administração, Ciência de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental e Engenharia Florestal –, e nos cursos já existentes (Agronomia e Zootecnia).

Desde o final de 2008, foram admitidos oito novos servidores e um está em vias de contratação. Segundo o diretor do ICA, Rogério Marcos de Souza, também já está garantida a entrada de outros nove funcionários até 2011. E, para engrossar o corpo docente, atualmente com 38 professores, sete candidatos concursados estão em processo de contratação e outros 14 concursos serão realizados ainda este semestre.

No campo da assistência estudantil, a Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) também prepara alguns ajustes. O mais imediato é o aumento do número de refeições servidas diariamente no restaurante universitário, no almoço e no jantar. Além disso, a Fump deve concluir, até dezembro, as obras dos dois primeiros blocos da moradia universitária, no Bairro Universitário, próximo ao campus. Serão oito apartamentos com sete quartos individuais em cada bloco, totalizando 112 vagas. O investimento será de R$ 2,2 milhões.

Vida noturna

A rotina do ICA muda também com o início dos cursos noturnos, Administração e Ciência de Alimentos. Até então, a Biblioteca Comunitária em Ciências Agrárias era o único setor que funcionava à noite no campus. Além de ser uma forma de aproveitar a estrutura do ICA em um horário até então inexplorado, os cursos noturnos também facilitam o acesso à Universidade para pessoas que precisam trabalhar.

* Jornalista do ICA