Busca no site da UFMG

Nº 1642 - Ano 35
2.3.2009

acontece

Comunidade discute acórdão do TCU

A comunidade universitária deve ser bem informada sobre o andamento das ações relativas ao acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) que rege a relação das universidades federais com suas fundações de apoio e sobre temas que têm aparecido em denúncias publicadas pelo jornal Estado de Minas. Esta foi a recomendação dos diretores de unidades acadêmicas e administrativas da UFMG em reunião no dia 17 com o reitor Ronaldo Pena e a vice-reitora Heloisa Starling. “Nosso objetivo é manter interlocução constante e transparente com todos os setores da comunidade, para que haja tranquilidade”, disse Starling.

O acórdão do TCU recomenda a interrupção de projetos gerenciados pela Fundep, como obras de engenharia no campus Pampulha. A UFMG recorreu ao STF contra os termos da decisão, por meio de mandado de segurança, e obteve liminar parcial. Ronaldo Pena disse esperar que o STF dê razão à UFMG. “Sem o apoio da Fundep, os hospitais param e as pesquisas seriam afetadas seriamente”, alertou.

Para a diretora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Maria Cristina Lima de Castro, alteração significativa na atuação da Fundep, a fundação de apoio da Universidade, provocaria diminuição significativa no trabalho dos 238 professores e 140 laboratórios do ICB. José Alberto Magno de Carvalho, diretor da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), ressaltou que as acusações contra a UFMG são infundadas e que a Universidade “não tem nada do que se envergonhar”. Para ele, o momento exige esclarecer a atuação da UFMG e enfatizar sua importância para a sociedade. “Há melhorias a serem feitas, mas a Universidade tem uma história e está no rumo certo”, analisou.

Outras reuniões

Encontros na UFMG para discutir impactos do acórdão também foram feitos com cerca de 250 pesquisadores da Universidade, integrantes e ex-integrantes do Conselho Curador da Fundep, ex-diretores executivos da Fundação e com os atuais diretor-executivo, Márcio Ziviani, e presidente do Conselho Curador, João Antônio de Paula.

Novo diretor de Comunicação

O jornalista Marcílio Sabino Lana é o novo diretor de Divulgação e Comunicação Social da UFMG. Nomeado oficialmente no último dia 10 de fevereiro, Marcílio substitui Maria Céres Pimenta Spínola Castro, que estava à frente do órgão desde 2002 e pediu exoneração por motivos de ordem pessoal.

Formado pela UFMG em 1993, Marcílio chegou ao Cedecom em outubro de 2002 para coordenar a TV UFMG. Em abril de 2005, tornou-se diretor assistente do órgão.

Marcílio Lana pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos sete anos. A gestão de Maria Céres Castro, professora aposentada do Departamento de Comunicação da UFMG, foi marcada pela consolidação da TV UFMG, pela criação da rádio UFMG Educativa e dos núcleos de divulgação científica e de comunicação interna. Durante sua gestão, o Cedecom também lançou a revista Diversa.

Prêmio José Reis

Estão abertas as inscrições para o Prêmio José Reis de Divulgação Científica. Concedido anualmente pelo CNPq, o prêmio será atribuído a instituição ou veículo de comunicação que tenha tornado acessível ao público conhecimentos sobre ciência e tecnologia e seus avanços. Os trabalhos devem ser inscritos até 11 de maio. Orientações sobre o processo e demais informações podem ser acessadas no endereço www.cnpq.br/premios/josereis.

Portal de periódicos

Novos 222 títulos de periódicos da Coleção JSTOR – Art & Sciences Collection nas áreas das ciências sociais, ciências humanas, linguística, letras e artes, além de bases nas áreas de música, artes e religião, estão disponíveis no Portal Brasileiro de Revistas Científicas, gerenciado pela Capes. O acervo do Portal reúne 12,3 mil títulos com texto completo e 126 bases de dados referenciais. O endereço para consulta é www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp.

UFMG Educativa

O Ministério das Comunicações sinalizou que a rádio UFMG Educativa poderá ser autorizada a aumentar sua potência de 1,5 kW para 20 kW. A mudança permitirá que a emissora seja sintonizada numa área maior e com melhor qualidade de som.

“A expectativa é de que a permissão saia ainda este ano”, informou Carlos Alberto Freire, diretor do Departamento de Outorga de Serviços de Comunicação Eletrônica do Ministério, durante reunião realizada em Brasília, no dia 12 de fevereiro, com o reitor Ronaldo Pena e o coordenador da UFMG Educativa, Elias Santos. A emissora pode ser sintonizada na freqüência 104,5 FM ou pela internet (www.ufmg.br/online/radio).

Desenho brasileiro em Milão

O Linha: Grupo de Pesquisa entre o Desenho e a Palavra, da Escola de Belas-Artes, foi convidado para expor seus trabalhos em Milão, na Itália. A mostra contemplará obras sobre papel e será inaugurada em 20 de maio, estendendo-se até 31 do mesmo mês. O convite foi feito pelo Instituto Brasil-Itália de Milão (Ibrit). A entidade conta com o apoio do Consulado do Brasil para promover a cultura brasileira na Itália. A exposição terá o nome de Desenho brasileiro.