Busca no site da UFMG

Nº 1646 - Ano 35
30.3.2009

acontece

Baja

baja

Estudantes do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG venceram a categoria Melhor Velocidade Máxima da 15ª Competição Baja SAE Brasil-Petrobras, realizada de 19 a 22 deste mês, em Piracicaba (SP).

Para participar da disputa, a equipe de 20 estudantes coordenada pelos professores Fabrício Pujatti e Ramon Molina projetou e construiu modelo de veículo off-road. Durante os quatro dias de provas, o protótipo da UFMG concorreu com veículos de outras 72 equipes em testes de tração, aceleração, velocidade máxima e resistência. O projeto também foi avaliado por meio de apresentação e relatório. A competição é promovida anualmente pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE). A equipe Poli Arsenal, da USP, foi a vencedora geral.

Patrimônio cultural

A Escola de Belas-Artes promoverá, de 31 de março a 2 de abril, o 2º Seminário do Curso de Graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, com o tema Ideias e ações para a preservação do patrimônio cultural.

O objetivo do seminário, que será realizado no auditório da Escola de Belas-Artes a partir de 14h, é buscar, na própria Universidade, na sociedade civil, no Governo e no Ministério Público, experiências de trabalho com o patrimônio cultural visando ao fortalecimento e criação de novas parcerias.

O seminário é também uma oportunidade para que professores e alunos da graduação em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, recentemente implantada, possam conhecer e discutir ideias, propostas, ações, práticas e visões ligadas às questões do patrimônio cultural.

Mais informações pelo telefone (31)3409-5386 ou pelo e-mail willidebarros@ufmg.br. A programação completa está disponível na página www.eba.ufmg.br.

Ilustração científica

O Museu de História Natural e Jardim Botânico apresenta, a partir de sábado, 4 de abril, a primeira exposição de ilustração científica do Grupo de Estudos e Trabalho de Ilustração Científica da UFMG (Gestic). A mostra reúne trabalhos das quatro áreas da ilustração científica biológica (botânica, médica, paleontológica e zoológica). O objetivo é mostrar, de maneira didática, a biodiversidade brasileira e as variadas técnicas utilizadas para representá-la, como grafite, nanquim, aquarela, lápis de cor e arte digital.

Para reproduzir as espécies de maneira fiel, a equipe de ilustradores conta com a assessoria dos biólogos Esmeire Cruz de Matos e Daniel Coscarelli, também da UFMG. “A ilustração é um trabalho que não permite erro. As imagens de espécies ameaçadas de extinção, por exemplo, podem ser objeto de estudo para os pesquisadores no futuro”, conta Rosa Alves, coordenadora e curadora da mostra. Também serão expostos trabalhos dos ilustradores portugueses Nuno Farinha e Fernando Correia, da National Geographic.

A mostra fica em cartaz durante todo o outono no Museu (rua Gustavo da Silveira, 1035, Santa Inês, Belo Horizonte). O horário de funcionamento é das 9h às 12h e das 13h às 16h, de terça a sexta-feira; e das 10h às 17h, aos sábados e domingos.

Visões do Vale

A quarta edição do seminário Visões do Vale recebe, até 6 de abril, inscrições de trabalhos para apresentação no evento que acontecerá nos dias 7 e 8 de maio, no auditório da Reitoria.

Visões do Vale é realizado desde 2004 pelo Programa Pólo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha. Seu objetivo é reunir pesquisadores, agentes governamentais e a população da região para compartilhar e discutir características, problemas e potencialidades.

O tema da quarta edição é População: origem e movimentos e será abordado sob a forma de conferências, painéis temáticos e mesas-redondas. Serão aceitas comunicações orais de trabalhos de pesquisa e/ou extensão de diferentes áreas do conhecimento e de qualquer instituição de pesquisa. Mais informações pelo telefone 3409-4067.

Nanotecnologia e energia

A pesquisadora Mildred Dresselhaus, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), é a convidada da próxima edição do ciclo Sentimentos do Mundo. Nesta quinta-feira, dia 2 de abril, às 16h, no auditório da Reitoria, ela fará conferência sobre Nanotecnologia e desafios energéticos para o século XXI.

Doutora em supercondutividade elétrica, Mildred atua como professora de engenharia elétrica e pesquisadora do Laboratório Lincoln do MIT. É referência mundial em nanotecnologia, área na qual desenvolve estudos sobre supercondutores, semicondutores e estrutura eletrônica do carbono. Foi assessora do Departamento de Energia dos Estados Unidos durante o governo de Bill Clinton. A conferência terá como debatedor o professor Marcos Pimenta, do Departamento de Física da UFMG.