|
|
|||
|
||||
Nº 1746 - Ano 37
29.8.2011
A UFMG e a Huazhong University of Science and Technology (Hust), da China, formalizaram, em 23 de agosto, na Reitoria, carta de intenções para a instalação do Instituto Confúcio e o estabelecimento de parcerias entre as duas instituições. O documento foi assinado pela vice-reitora Rocksane Norton e pelo vice-presidente de Relações Internacionais da Hust, Luo Qingming, que liderou uma comitiva de professores chineses. “O interesse deles é estabelecer parcerias com a Universidade para difundir a língua e a cultura chinesas, além de parcerias nas áreas de humanidades, saúde, engenharia e tecnologias”, detalhou o professor Eduardo Vargas, diretor de Relações Internacionais da UFMG. O Instituto Confúcio está presente em diversas instituições pelo mundo, incluindo quatro universidades brasileiras. Sua missão é promover o ensino de mandarim e difundir a cultura chinesa.
Desde 31 de julho, a web hospeda novo blog que traz uma ideia simples, mas em falta no ambiente eletrônico: resolver dúvidas do público sobre o uso de medicamentos, cosméticos, exames bioquímicos e alimentos a partir da colaboração de especialistas. Abrigado no endereço www.phresponde.com, o serviço, denominado Pergunte ao Farmacêutico, conta com equipe de alunos e ex-alunos da Faculdade de Farmácia. Segundo os responsáveis pela iniciativa, a ideia é prestar orientação de qualidade e valorizar a profissão do farmacêutico. O serviço está também nas redes sociais: www.facebook.com/phresponde e @PhResponde.
Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail pergunte.farmaceutico@gmail.com.
Está disponível no site da Coordenadoria de Políticas de Inclusão Informacional da UFMG (www.ufmg.br/proex/cpinfo/cultura) o e-book Cultura informacional e liderança comunitária: concepções e práticas. Organizada pela professora Maria Aparecida Moura, a obra apresenta conteúdos para auxiliar estudantes que atuam em projetos ligados à formação de lideranças comunitárias. O e-book inclui conjunto de informações, exemplos e dispositivos eletrônicos orientados segundo os perfis e demandas dos movimentos sociais, comunidades e organizações não governamentais.
O primeiro elemento de identidade visual adotado pela UFMG foi um brasão com dois círculos concêntricos (foto), figurando, entre um e outro, as inscrições “Universidade de Minas Gerais”, na parte superior, e a data de fundação, 7 de setembro de 1927, na parte inferior. No espaço interno, deveria ser inscrita uma pira ardente, sublinhada por um dos dizeres: “Incipit vita nova” (Infunde vida nova), “Ignis ardens” (Fogo ardente) e “Per se fulget” (Brilha o essencial).
O então reitor Francisco Mendes Pimentel optou pela primeira alternativa e, acatando sugestão do professor Aurélio Pires, delegou a um gravador a tarefa de preparar o desenho definitivo. Aprovado pelo Conselho Universitário, o emblema começou a ser adotado em 19 de maio de 1928. Mendes Pimentel revelou, em discurso, a razão de sua preferência pelo “Incipit vita nova”. “O lema visa significar a perpétua inquietude do homem de ciência; cada uma de cujas conquistas é o ponto de partida para novas aspirações e realizações novas no perpétuo devenir humano. É um símbolo de constante transformação aperfeiçoadora.”
O brasão estampa a primeira página do BOLETIM desde a edição de 29 de setembro de 1999, quando entrava no seu 26o ano de circulação.
Aguarde o lançamento da nova marca da UFMG para o dia 15 de setembro.
O Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha lança nesta terça-feira, 30 de agosto, às 17h30, na Reitoria, o II Almanaque Ilustrado do Jequitinhonha. A publicação parte da iniciativa do Polo de trabalhar o registro cultural das cidades do Vale, suas peculiaridades, histórias e identidade. O Almanaque também reforça os laços com os parceiros da região, proporcionando à comunidade universitária um maior conhecimento da cultura e da vida do lugar.
A segunda edição traz a história do Monstro da Matriz de Itamarandiba, curiosidades sobre a Romaria, receita culinária, a lenda indígena Pankararu, textos de figuras célebres da região como o cantor e compositor Rubinho do Vale, Frei Chico, o escritor Luís Santiago e muito mais.
A primeira edição foi lançada em julho e sua versão eletrônica está disponível em www.ufmg.br/polojequitinhonha.
Será nesta quarta-feira, 31, a reunião especial que a Câmara Municipal de Belo Horizonte realiza em homenagem ao centenário das faculdades de Medicina, Engenharia e Farmácia da UFMG. A solenidade, aberta ao público, está agendada para 20h. A homenagem foi proposta pelo vereador Tarcísio Caixeta. A Câmara funciona no Palácio Francisco Bicalho, à avenida dos Andradas, 3.100.
A cantora Patrícia Ahmaral e banda são a atração do projeto Quarta Doze e Trinta desta semana. A apresentação será na Praça de Serviços, às 12h30, no dia 31, com entrada franca. A artista vai apresentar, em versão acústica, o show Superpoder, homônimo do novo álbum e será lançado ainda neste semestre. Patrícia subirá ao palco na companhia dos violonistas Egler Bruno e Henrique Matheus. No repertório, além de canções recentes, músicas antigas como Feira moderna e While my guitar getly weeps.
Siga @UFMG_Boletim e curta o Boletim nas redes sociais |