Busca no site da UFMG

Nº 1747 - Ano 37
5.9.2011

Para ficar entre as MELHORES

UFMG adere a ranking que classifica as principais
universidades do mundo

Ana Rita Araújo

A UFMG acaba de aderir ao QS World sUniversity Ranking, que avalia o desempenho de cerca de 600 universidades em todo o mundo e classifica as 400 melhores, com base, sobretudo, nos indicadores de impacto da pesquisa científica. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Renato de Lima Santos, trata-se de um tipo de auditoria realizada com base em informações fornecidas pelas instituições, a partir de metodologia adotada pela empresa Quacquarelli Symonds (QS).

“Os rankings internacionais vieram para ficar, e seus resultados são observados com interesse tanto pela comunidade acadêmica internacional quanto por instituições governamentais, como o Ministério da Educação”, comenta Renato Santos. Segundo ele, com a adesão, a Universidade passa a fornecer pacote de dados institucionais para o programa QS Stars, e deixa de ser avaliada a partir de informações fragmentadas. “Temos a expectativa de alcançar sensível melhora na avaliação, o que deve elevar nossa posição nesse ranking internacional”, revela Santos. O pró-reitor acredita que a adesão à metodologia de avaliação da QS vai, inclusive, se refletir em outros rankings nacionais e estrangeiros.

A Pró-reitoria de Pesquisa está levantando os dados a serem enviados à empresa que incluem citações de trabalhos, número de publicações por professor, registro de patentes nacionais e internacionais, quantidade de computadores nos campi, incluindo laboratórios e para uso do corpo discente, e investimento em bibliotecas e em projetos de extensão.

Satisfação discente

Outra contribuição importante será dada pelos alunos de graduação e de pós-graduação da Universidade, já que a taxa de satisfação do corpo discente é um dos indicadores da avaliação. “Todos os estudantes da UFMG devem responder a questionário eletrônico, elaborado em português. Por isso, receberam, nos últimos dias, correspondência privada, com o link para o questionário”, afirma o pró-reitor, ao lembrar que o prazo para participar da pesquisa termina em 26 de setembro. O preenchimento do questionário deve ser feito em uma única sessão de login, e as respostas são confidenciais. Informações adicionais poderão ser obtidas pelo email info@prpq.ufmg.br.

Renato Santos destaca que respostas devem ser fidedignas, pois comporão a imagem institucional da Universidade que se refletirá na carreira dos profissionais por ela formados. “A resposta não é um momento reivindicatório”, salienta o pró-reitor. Os alunos vão informar, por exemplo, os fatores que consideram mais importantes na escolha de uma instituição de ensino, e terão a oportunidade de comentar a respeito dos principais aspectos de sua passagem pela Universidade.

Publicado anualmente, o QS World University Rankings classifica as universidades em cinco áreas – artes e humanidades; engenharia e tecnologia; ciências da vida e medicina; ciências naturais; e ciências sociais. No ranking geral de 2011, as cinco primeiras classificadas são as universidades de Cambridge, Harvard, Yale, University College London e o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

A metodologia

A empresa QS é uma organização independente no setor de educação que presta serviços de pesquisa relacionados com instituições e indivíduos. Sua metodologia produz indicadores a partir de informações obtidas em várias fontes, como revisões pelos pares acadêmicos e pesquisa global em que os entrevistados apontam as universidades que consideram excelentes em seu próprio campo de conhecimento. A empresa também realiza pesquisa com empregadores que têm experiência de recrutamento em universidades, para identificar as instituições que avaliam como mais capacitadas para preparar seus graduados para o mercado de trabalho.

Outra fonte que fornece subsídios para a avaliação é o banco de dados Scopus, cujas informações combinam qualidade e produtividade em pesquisa, levando em conta a escala de uma instituição. Somam-se a esses itens a opinião dos estudantes, a proporção de alunos em programas de intercâmbio e análise sobre o compromisso da universidade em fornecer educação para um ambiente cada vez mais globalizado e transdisciplinar.

Segundo a empresa, o QS World University Rankings se constitui em ferramenta acessível para que os estudantes tenham uma perspectiva internacional na escolha de universidades, além de compor mapa do ensino superior internacional, que pode ser utilizado por instituições e governos na tomada de decisões estratégicas.


ilustração