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Nº 1761 - Ano 38
12.12.2011

MODERNA e AFETIVA

Nova marca reflete contemporaneidade da UFMG sem desfazer a ligação com a identidade anterior

Ana Rita Araújo

O novo sistema de identidade visual da UFMG, que começa a ser usado a partir desta semana, moderniza a marca de utilização cotidiana lançada no início dos anos 1990 e recupera o uso solene do brasão, que volta a aparecer apenas em documentos específicos. A nova versão do logotipo faz referência à anterior, que lembra a relação afetiva da comunidade com a Universidade, e aposta na sigla como elemento forte de identificação institucional.

A marca utiliza tipografia com serifa – pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras – originária dos tradicionais desenhos com bico de pena, somada a outra de formato mais contemporâneo, próprio do meio digital. Como na marca adotada nos anos 90, o destaque é o ‘m’, em vermelho. A letra é usada em itálico, que lembra a escrita cursiva e representa o gesto e a criatividade. Os caracteres foram estilizados para se obter desenho exclusivo. Sob o ‘m’, retângulo vermelho, similar ao que compõe a fachada do prédio da Reitoria, remete a um elemento do cotidiano da Universidade.

“Embora valorize a história, ela reflete a contemporaneidade da Instituição”, afirma Marcelo Lustosa, coordenador do Núcleo de Criação do Centro de Comunicação (Cedecom), que trabalhou na formulação do sistema em parceria com os departamentos de Comunicação Social, da Fafich, e de Design Gráfico, da Escola de Arquitetura.

A intenção é padronizar gradualmente as peças institucionais de comunicação de uso cotidiano, com base na identidade recém-lançada. “O logotipo deve ser aplicado ao lado da identidade visual adotada pelas unidades acadêmicas”, completa Lustosa. Material gráfico de divulgação institucional está em fase final de elaboração, para uso das pró-reitorias e das unidades acadêmicas. Também estão sendo propostos modelos de aplicação em camisetas.

Para o diretor do Cedecom, Marcelo Freitas, a mudança é parte de estratégia que busca dar maior visibilidade à qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão produzidos na UFMG, extrapolando as fronteiras de Minas Gerais e do país. “Condizente com esse espírito, o novo logotipo dá concretude à ideia de abertura de espaços de atuação institucional”, diz. O uso do brasão será mantido nos documentos de cunho formal.

Identificação imediata

O professor Bruno Martins, do Departamento de Comunicação, conta que o processo de elaboração do sistema durou cerca de 18 meses e envolveu etapas como diagnóstico das necessidades de comunicação da UFMG, pesquisa histórica de formas de identificação e estudos sobre outras instituições de ensino, para entender como elas definem sua identidade.

“Na busca por inspiração gráfica, percebemos que seria difícil sintetizar a Universidade em um único símbolo representativo, por isso optamos pelo som da sigla, que é um traço forte nessa marca”, explica Martins, ao destacar que o logotipo anterior está incorporado ao novo desenho.
Para o escultor Fabrício Fernandino, professor da Escola de Belas-Artes, a proposta “foi muito feliz”, em vários sentidos. “Ela respeita todo um processo de criação anterior e o laço afetivo das pessoas com a antiga marca.” Além disso, diz ele, preserva a estrutura formal da instituição, ao utilizar uma tipologia mais clássica; tem boa visibilidade nos vários formatos em que será usada; e remete à presença da Instituição de forma imediata, por meio do processo mnemônico. “Assim que vemos a marca lembramos da Universidade”, reitera.

Fernandino comenta que o ‘m’ no novo logotipo busca manter uma ligação com aquele que foi muito popular tempos atrás, mas que hoje já não corresponde à exigência de um design contemporâneo. “Realmente era necessário ajustar a marca ao novo momento da Universidade”, enfatiza.
A nova identidade é resultado de solução técnica proposta pelo Cedecom que foi discutida e aprovada em reuniões com a equipe do reitor Clélio Campolina e com diretores de unidades. Depois de aprovada pela Reitoria, foi apresentada em visitas feitas pela equipe do Cedecom às unidades acadêmicas e órgãos da Administração Central no final de outubro e ao longo do mês de novembro.

O manual de aplicação e os arquivos da nova marca podem ser acessados no site www.ufmg.br/marca.