Busca no site da UFMG

Nº 1767 - Ano 38
19.3.2012

Acesso unificado

Carteira de biblioteca passará a valer também para identificar usuários dos bandejões

Ana Rita Araújo

A mesma carteira que dá acesso ao Sistema de Bibliotecas da UFMG passa, em 9 de abril, a ser usada na identificação de usuários dos restaurantes universitários, administrados pela Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump). Além de conferir maior agilidade no fluxo de atendimento, o novo sistema oferece a “inequívoca comprovação numérica por tipo de usuário, o que dá subsídios para tomada de decisões e amplia a transparência no uso de recursos públicos”, destaca o presidente da Fundação, professor Seme Gebara.

Os usuários da comunidade acadêmica – servidores, alunos e menores aprendizes no projeto Programa Ação Jovem da Cruz Vermelha – devem apresentar também documento oficial de identificação com foto. A mudança é válida tanto para os restaurantes que funcionam em Belo Horizonte quanto para o de Montes Claros. Já os funcionários terceirizados contratados pela Fump e pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) continuam a apresentar suas respectivas carteiras funcionais.

A alteração é fruto da parceria entre a Fump e a Biblioteca Universitária, que disponibilizou seu banco de dados para que o Centro de Computação (Cecom) organizasse o novo sistema. Para fornecer informações atualizadas, a Biblioteca desconsiderou pessoas que não realizaram empréstimo nos últimos cinco anos. Caso desejem reativar o documento, devem procurar sua biblioteca de origem e apresentar comprovante de vínculo com a UFMG. Para os demais usuários, a parceria não altera as rotinas e procedimentos estabelecidos pelas bibliotecas, informa a vice-diretora, Belkiz Inez Rezende Costa. Não há necessidade de trocar a carteira.

Seme Gebara afirma que o novo modo de acesso vai ampliar a qualidade de atendimento dos quatro restaurantes universitários, que atualmente servem média diária de 9,2 mil refeições. “O uso do código de barras oferece controle completo sobre o tipo de público que utiliza o serviço em todos os horários, o que facilita a realização de pesquisas para melhorias do serviço, além de inibir fraudes”, diz.

Funcionalidades

A unificação de documentos inaugurada na parceria segue o princípio do sistema de identificação unificado que começa a ser implantado na Universidade. O pró-reitor de Administração, Márcio Baptista, explica que os prédios da Reitoria e de algumas unidades acadêmicas passam ainda este semestre a fazer controle de acesso por meio de documento que será utilizado como carteira funcional pelos servidores. “A ideia é que haja uma incorporação gradual de serviços, de acordo com as especificações de cada unidade ou órgão, e que, no futuro, toda a Universidade utilize um cartão com várias funcionalidades”, informa Baptista.

Grande parte dos jovens que trabalham na UFMG como menores aprendizes do projeto Programa Ação Jovem da Cruz Vermelha encerra seu contrato – ao completar 18 anos – sem usufruir das bibliotecas universitárias, embora possuam esse direito. Ter a carteira como condição para continuar a utilizar o restaurante despertou no estudante Bruno Henrique Santos Jaued, 16 anos, o interesse pelas bibliotecas. “Já tive vontade de pegar livros, mas nem sabia direito como fazer. Vai ser bom, é um benefício a mais”, avalia Bruno, que trabalha no Centro de Comunicação (Cedecom).

Para a diretora do Sistema de Bibliotecas (SB), Maria Elizabeth de Oliveira da Costa, a ampliação do uso da carteira pode estimular a leitura e a aproximação com outros serviços oferecidos à comunidade universitária, como o Espaço de Leitura, localizado na Biblioteca Central, no campus Pampulha. O ambiente oferece livros para leitura de lazer e atividades culturais mensais. “Acreditamos que a parceria dá mais peso à carteira do SB, ao mesmo tempo em que refina o controle do nosso cadastro de usuários”, completa Belkiz Costa, lembrando que o prazo para a entrega da carteira ao usuário é de cinco dias úteis após o cadastramento.

Quem pode usar as bibliotecas

Podem utilizar os restaurantes universitários

Documentos necessários para fazer a carteira da biblioteca

Local de solicitação da carteira