Busca no site da UFMG

Nº 1777 - Ano 38
28.5.2012

mobilidade docente

Docentes da UFMG formados ou em formação têm até 18 de junho para se inscrever no Programa Escala Docente, mecanismo de cooperação da Associação de Universidades do Grupo Montevideo (AUGM), para intercâmbio de professores e pesquisadores. Para o período de 1º de agosto de 2012 a 1º de agosto de 2013, o programa oferece 15 vagas em oito universidades da Argentina e duas vagas na Universidad de la República (Uruguai).

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) realizará pré-seleção de acordo com os critérios do edital, e a seleção final será feita por delegados assessores das universidades-membros da AUGM em reunião prevista para o mês de julho. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis na página www.ufmg.br/dri.

um carnaval

Com o show Um carnaval, o músico Marcos Sacramento e sua banda se apresentam esta semana na Praça de Serviços do campus Pampulha, no projeto Quarta Doze e Trinta. A entrada é franca.

A inspiração para Um carnaval vem de um livro de fotografias do carnaval carioca da década de 1970, do artista plástico Carlos Vergara. O delírio, a explosão de sentidos e as cores distorcidas das imagens influenciaram a melodia da obra de Sacramento.

O show conta com canções próprias, sendo algumas em parcerias com Moyses Marques, Zé Paulo Becker, Luiz Flávio Alcofra, João Callado e Luís Capucho. Completam o repertório músicas de Gilberto Gil, Mauro Aguiar e sambas consagrados.

Com 26 anos de carreira, o músico tem CDs lançados no Brasil e no exterior.

história indígena e afro

Fontes e reflexões para o ensino de história indígena e afro-brasileira é o título do livro que será lançado nesta terça-feira, 29, às 19h, na Faculdade de Educação. O lançamento acontece após a mesa-redonda As experiências do Pibid na área de história da UFMG, promovida pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História (Labepeh).

O evento acontece no auditório Luiz Pompeu. As inscrições devem ser feitas pelo email labepeh.ufmg@gmail.com. Mais informações pelo telefone
(31) 3409-5303 e no site do Labepeh - www.labepeh.ufmg.br.

prevenção de úlcera

O seminário Prevenção de Úlcera por Pressão Baseada em Evidências, que a Escola de Enfermagem realiza no dia 22 de junho, das 14h às 21h, recebe inscrições até 17 de junho, pelo endereço www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE. Ministrado pela professora Maria Helena Larcher Calibri, da USP-Ribeirão Preto, abordará a formação da úlcera por pressão, os fatores causais e associados. O investimento é de R$60, incluindo certificado. O evento é promovido pelo curso de especialização em Enfermagem Hospitalar- Estomaterapia.

Mais informações pelo telefone (31) 3409-8018, no turno da tarde.

modelos animais

Até 15 de junho estão abertas as inscrições para o I Workshop de Modelos Animais – da Geração ao Estudo Funcional, que o Laboratório de Genética Animal e Humana (LGAH) do ICB realiza nos dias 21 e 22 de junho. O propósito é discutir estratégias para a geração de modelos animais e o seu uso para o estudo da função gênica. Segundo os organizadores, o evento contará com palestrantes brasileiros e estrangeiros que atuam na área. Mais informações no endereço www.pggenetica.icb.ufmg.br/modelosanimais.

assédio moral

Ações de combate ao assédio moral serão discutidas no campus Pampulha no dia 5 de junho, no auditório da Reitoria, durante o III Seminário Sobre Assédio moral – Denuncie, promovido pelos sindicatos dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (Sindifes) e dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte e Montes Claros (Apubh).

Segundo os organizadores, o objetivo da terceira edição é apresentar e debater formas de resistência a assédio moral nos ambientes de trabalho e propor estratégias para que vítimas e testemunhas ajam para denunciar os assediadores. Pela manhã, a professora Margarida Barreto, da PUC-SP, fará conferência magna. À tarde, em mesa temática, os dirigentes dos sindicatos apresentarão seus trabalhos e debaterão as melhores práticas de luta e resistência.

As inscrições, gratuitas, são abertas a todos os interessados e podem ser feitas pela internet (www.sindifes.org.br/sindifes/formulario.php) ou na sede do Sindifes.

mestres do viaduto

O Duelo de MCs, evento semanal de hip hop que acontece em Belo Horizonte, é tema do documentário Mestres do viaduto, com estreia no dia 1º de junho, no Centro Cultural UFMG. Dirigido por Ana Carolina Estrela e Bárbara Viggiano, estudantes de graduação da Escola de Música, o filme será exibido às 19h, como parte da mostra Música, cinema e alteridade. A entrada é franca.

Segundo as diretoras, os chamados mestres de cerimônia reúnem-se semanalmente no centro da cidade, sob um viaduto “esquecido pela indolência da sociedade de consumo e do poder público e revitalizado pelo que acontece ali: o Duelo de MCs”. O documentário fala da convivência de ideias, visuais, gerações. Trata-se, segundo elas, de “lugar para experimentar, compartilhar, refletir e aprender, onde B-boys, B-girls, músicos, grafiteiros, pixadores, skatistas, diletantes, ricos, pobres, cidadãos de todo tipo se reúnem toda sexta-feira”.

Mais informações: poesiadarua.wordpress.com/mestres-do-viaduto.

Siga @UFMG_Boletim e curta o Boletim nas redes sociais