Busca no site da UFMG

Nº 1790 - Ano 38
17.9.2012

psiquiatria perinatal

A Faculdade de Medicina recebe, no dia 27 de setembro, o psiquiatra Ian Brockington, professor da Universidade de Birmingham (Inglaterra), que fará palestra com o tema Mães e bebês na psiquiatria: a história e os desafios mundiais. Aberto ao público, com vagas limitadas, o evento acontece a partir das 8h, na sala 829, e inclui workshop com discussão de casos em grupos.

Ian Brockington é um dos fundadores da Seção de Saúde Mental da Mulher da Associação Mundial de Psiquiatria. Com diversos artigos e livros publicados na área, ele é professor emérito das universidades de Birmingham e de Manchester e professor visitante da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

De acordo com a professora Anayansi Brenes, do Departamento de Medicina Preventiva e Social, a visita do especialista faz parte de um programa que reúne convidados para discutir temas como a construção psíquica da mulher como mãe e a situação das futuras mães como indicador de boa maternidade. Outras informações e inscrições pelo telefone (31) 3409-9814.

alfabetização

As dificuldades que algumas crianças enfrentam ao longo do processo de alfabetização e as estratégias que elas empregam para o reconhecimento de palavras escritas serão abordadas no próximo dia 25, na Faculdade de Educação (FaE).

Na palestra Como as crianças que enfrentam dificuldades no processo de alfabetização leem palavras?, a professora Sara Mourão, da FaE, apresentará os resultados de sua pesquisa realizada com alunos com idades entre sete e 11 anos em escola municipal de Belo Horizonte.

A pesquisa foi baseada em teste de leitura controlado por critérios linguísticos relacionados às propriedades das palavras. Os resultados mostram que as dificuldades estão relacionadas a uma dissociação entre o conhecimento das letras e o desenvolvimento da consciência fonológica.

Aberta ao público, sem necessidade de inscrição, a palestra acontece às 19h30, no auditório Neidson Rodrigues, no campus Pampulha. O evento integra ciclo organizado pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale). Mais informações pelo telefone (31) 3409-5334 ou pelo e-mail jornalismoceale@fae.ufmg.br.

geoparks

www.sxc.hu

De 19 a 21 de setembro, especialistas mineiros participam, em Arouca (Portugal), da 11ª Conferência Europeia de Geoparks. O objetivo é conhecer modelos e práticas bem-sucedidas para usá-los como referência no desenvolvimento do Geopark Quadrilátero Ferrífero, que contempla esse território minerador de Minas Gerais e a região do Alto Paraopeba. O perímetro do projeto abrange 23 municípios que ocupam seis mil quilômetros quadrados, com 3,5 milhões de habitantes.

Os Geoparks existem em diversos países e funcionam como indutores do desenvolvimento por meio do geoturismo e da educação não formal relacionada às geociências. Também em Arouca serão identificadas e articuladas parcerias estratégicas para cada segmento de atuação do Geopark Quadrilátero Ferrífero e dos especialistas participantes.

Integram a delegação, entre outros, o gerente executivo do Polo de Excelência Mineral e Metalúrgica de Minas Gerais, Renato Ciminelli, e os professores Luis Souza, da Escola de Belas-Artes, e Maria Márcia Machado e Úrsula Richkys de Azevedo, do IGC.

Mais informações no site www.2012egnconference.com.

história oral

Termina nesta sexta-feira, 21, o prazo de inscrições para o seminário História oral: um lugar de interseções, que o Núcleo de História Oral da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) realiza de 24 a 26 deste mês.

O evento abordará temas como política, movimentos sociais, cidades, migrações, artes e biografias. As inscrições, ao preço de R$ 20, devem ser feitas pelo e-mail historal@fafich.ufmg.br. Mais informações no site www.fafich.ufmg.br/his/historiaoral/ e pelo telefone (31) 3409-5002.

paisagens do centro

Até 19 de outubro o Centro Cultural UFMG abriga a exposição fotográfica que revela a rotina, os tipos, a arquitetura, o comércio, o céu, os grafismos e as insignificâncias das ruas de Belo Horizonte. A mostra é fruto do trabalho desenvolvido pelos participantes da oficina de fotografia Para Todos, ministrada pela professora Patricia Azevedo, da Escola de Belas-Artes, e pelo fotógrafo Murilo Godoy. Em sua maioria, as imagens foram feitas por trabalhadores do comércio da área central, com pouca ou nenhuma experiência em fotografia.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta, das 10h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h. O Centro Cultural UFMG localiza-se à Avenida Santos Dumont, 174, Centro.

gestão ambiental

Estão abertas até domingo, 23, as inscrições para o curso Fundamentos em ecologia: tópicos em gestão e reciclagem ambiental, que o Departamento de Biologia Geral do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) oferece na modalidade a distância.

Com 90 horas-aula, o curso tem por objetivo apresentar, a diferentes tipos de profissionais e estudantes de nível superior, fundamentos do conhecimento ecológico aplicáveis à gestão ambiental, reciclagem de materiais e desenvolvimento sustentável.

As aulas vão de 24 de setembro a 7 de dezembro. Mais informações e formulário de inscrição no site www.cursoseeventos.ufmg.br.

Siga @UFMG_Boletim e curta o Boletim nas redes sociais