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Nº 1791 - Ano 38
24.9.2012

Segurança para publicar

CPPD adota plataforma eletrônica que torna mais eficiente a geração de editais para concursos de professor

Ana Rita Araújo

A partir de outubro, nova plataforma eletrônica substitui na UFMG o atual procedimento de geração de editais para concurso de docentes do magistério superior. A mudança tem impacto na rotina dos quase 100 departamentos acadêmicos, ao oferecer maior segurança nas informações e tramitação rápida, abreviando o tempo entre o encaminhamento da solicitação para a elaboração e a publicação de editais.

Treinamento para cerca de 200 pessoas – servidores que atuam nas secretarias e chefes de departamentos – foi oferecido este mês pela Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), em parceria com o Laboratório de Computação Científica (LCC) e a Divisão de Legislação do Departamento de Administração de Pessoal (DAP).

“O processo ainda em vigor envolve o preenchimento manual de formulário próprio, redigitação das informações, conferências e validações manuais a cada etapa, além de esclarecimento de dúvidas junto aos chefes de departamento e/ou diretores de unidade, normalmente por telefone”, descreve o vice-presidente da CPPD, Cícero Murta Diniz Starling, professor do Departamento de Engenharia de Materiais e Construção da Escola de Engenharia.

Já o Sistema de Geração de Editais para Concursos Públicos da Carreira de Magistério Superior na UFMG “evita transcrição de informações, alerta para inconsistências nos dados e permite a correção de forma ágil e segura”, explica a servidora Ariadna Righi Araújo, que coordena a área de editais na Divisão de Legislação.

Complexidade

Tarefa aparentemente simples, a elaboração de edital para concurso abrange série de agentes nas etapas de verificação e validação de dados, além de grande número de itens que compõem cada seleção, como área de conhecimento do concurso, perfil e requisitos de titulação do candidato, formas de recebimento e prazo das inscrições. “Devido à complexidade do processo e ao grande número de editais abertos a cada mês, o método atual resulta em retrabalho, atrasos na publicação e custos adicionais com retificações posteriores”, enumera o presidente da CPPD, Anilton César Vasconcelos, professor do Departamento de Patologia Geral do ICB.

A nova plataforma facilita o preenchimento dos dados e sinaliza as opções corretas para as etapas seguintes. Como exemplo, Cícero Starling cita a seleção para professor adjunto; o novo programa impõe, dentre os itens de julgamento, a prova obrigatória de títulos e a escolha de duas outras, entre as modalidades escrita, didática, prática, apresentação de seminário e arguição de memorial.

“Caso se opte pelas provas escrita e de apresentação de seminário, o sistema já pede automaticamente definições quanto ao caráter eliminatório ou não da prova escrita e quanto ao escopo do seminário”, explica. Um dispositivo alerta para campos do formulário não preenchidos ou que contenham incorreções. “Somente após a finalização do preenchimento de todas as informações obrigatórias é que o sistema permite que o departamento notifique a CPPD, para o início das verificações subsequentes”, completa.

Na opinião de Letícia Lima, secretária do Departamento de Engenharia Elétrica, a mudança traz eficiência para o processo, beneficiando a própria Universidade e os candidatos aos concursos. “Quando um edital é divulgado com erro, o prazo de inscrições continua a correr, apesar da necessidade de publicação de retificações”, comenta. Para entender as mudanças em curso, o diretor da Faculdade de Odontologia, professor Evandro Abdo, decidiu participar do treinamento de uso da nova plataforma. “Achei muito importante essa iniciativa da Universidade, e o programa, muito bem elaborado”, afirma.

De acordo com Ariadna Righi Araújo, o acesso ao novo sistema se dará pelo correio eletrônico institucional de cada setor envolvido no processo. A plataforma permite inserir dados definidos pelas câmaras departamentais ou congregações, validar automaticamente as informações em função da legislação pertinente e demais normas, manter comunicações eletrônicas entre os agentes para observações, esclarecer dúvidas e notificações, e oferece a visualização prévia do edital em elaboração.

Concursos

A UFMG possui em seu quadro de pessoal ativo permanente cerca de 2.800 docentes do magistério superior, número que tende a crescer. Os atuais critérios para a alocação desse tipo de vaga, aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) em maio de 2011, envolvem aspectos como tamanho mínimo do departamento, de forma a ser possível cumprir seus encargos didáticos e tarefas administrativas, e dimensionamentos adicionais relacionados a sua produção acadêmica e a seu planejamento de longo prazo.

“De acordo com esses critérios, são alocadas anualmente dezenas de vagas docentes em caráter de reposição por perdas – incluindo aposentadorias, exonerações e falecimentos – e de expansão”, informa Cícero Starling. Além disso, diz ele, existem alocações adicionais relativas aos processos periódicos de atribuição de vagas para professor titular, e às vagas remanescentes associadas ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). O provimento desse conjunto de vagas é realizado por meio de concursos públicos de provas e títulos, definidos em editais que devem ser elaborados e publicados no Diário Oficial da União.