Busca no site da UFMG

Nº 1791 - Ano 38
24.9.2012

PATRIMÔNIO GENÉTICO

Representantes de órgãos federais que regulamentam o pedido de patentes no país participarão do Workshop sobre acesso ao patrimônio genético e conhecimento tradicional associado, que será realizado no dia 5 de outubro, no Centro de Atividades Didáticas (CAD 1), campus Pampulha.

Eliane Fontes, diretora do Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGen), órgão do Ministério do Meio Ambiente, vai abordar Conceitos e esclarecimentos sobre patrimônio genético, solicitação de autorização de acesso e repartição de benefícios. Já Cláudia Magioli, coordenadora geral de patentes do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), abordará a Relação Inpi x CGen: posicionamento do Instituto diante de pedidos de patentes com acesso ao patrimônio genético.

Promovido pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) em parceria com a Pró-reitoria de Pesquisa, o evento inclui palestras dos professores Adriano de Castro Pimenta e Fabrício Rodrigues dos Santos, que vão expor os principais problemas enfrentados para o desenvolvimento de suas pesquisas e os questionamentos mais relevantes.

O workshop é aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia. Mais informações pelos telefones 3409-4030 e 3409-3919.

STEFAN GEORGE

Publicada em 1999 e saudada pelos críticos como “acontecimento oportuno e feliz”, a tradução brasileira da obra Crepúsculo, do poeta alemão Stefan George (1868-1933), ganha nova edição. O lançamento acontece no dia 4 de outubro, a partir das 20h30, na Sala Sergio Magnani da Fundação de Educação Artística (rua Gonçalves Dias, 320 – Funcionários).

O livro tem seleção, ensaio e tradução do professor Eduardo Valadares, do Departamento de Física da UFMG. Segundo ele, a edição é uma antologia com quase 90 textos e inclui todos os poemas de Stefan George musicados por Arnold Schoenberg e seu discípulo Anton Webern. A obra é prefaciada por Curt Meyer-Clason, tradutor de Guimarães Rosa.

Durante o lançamento, a cantora mezzo-soprano Luciana Monteiro e a pianista Guida Borghoff apresentarão canções da Opus 15 de Arnold Schönberg, baseadas na nova tradução.

AMBIENTES URBANOS

Celton Oliveira
Ambiente Urbanos

Leituras do espaço urbano e suas interações sociais compõem a exposição Filhos de Quem III, aberta ao público até 8 de outubro no Espaço TIM UFMG do Conhecimento. Em sua terceira edição, a mostra é formada por quatro propostas idealizadas em sala de aula por estudantes do curso de Design da Escola de Arquitetura da UFMG.

“As obras fazem referência ao modo como as pessoas vivem na cidade e suas articulações com o mundo contemporâneo. Expressam a relação com tempo e espaço, ou seja, com a forma pela qual nossa sensibilidade é construída nesse ambiente”, explica a coordenadora do núcleo de expografia do Espaço, Verona Segantini. As peças foram construídas com materiais próprios da cidade, explorando também os conceitos de “efêmero” e “descartável”.

Esculturas de papelão retratam o processo evolutivo dos seres humanos. “Os alunos pesquisaram formas e situações relacionadas com a história da existência do homem e suas conquistas tecnológicas, de modo a escolherem, entre as descobertas, algo que pudesse se tornar sensível enquanto objeto escultórico”, relata Fernando José da Silva, professor do Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo.

Outras informações no site www.espacodoconhecimento.org.br e pelo telefone (31) 3409-8366.

BOLSAS DE EXTENSÃO

Até 15 de outubro, professores e servidores técnicos e administrativos devem encaminhar propostas de sua Unidade para concorrer ao Programa de Bolsas de Extensão (PBext) 2013. O edital, lançado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), define o apoio ao desenvolvimento de programas e projetos, por meio da concessão de bolsas a alunos de graduação regularmente matriculados na UFMG.

A documentação necessária para o envio de propostas está especificada no edital disponível no site da Proex, seção Formulários e Normas. Elas serão avaliadas pela Câmara de Extensão, que divulgará os resultados até 3 de dezembro. Outras informações podem ser obtidas na secretaria de cada Centro de Extensão (Cenex) ou na Coordenadoria de Apoio a Gestão da Extensão (CGE), pelos telefones (31) 3409-4637 e 3409-3928.

CONCERTOS DE PRIMAVERA

Nesta sexta-feira, 28, às 19h30, o Conservatório UFMG recebe o evento Concertos de Primavera, promovido pela Organização de Aposentados e Pensionistas (OAP) da UFMG. Na primeira parte do programa, os músicos Celso Faria e Alexandre Braga apresentam violão e flauta. Na segunda parte, canto, violão e flauta, com Wellington Vilaça, Celso Faria e Alexandre Braga. A entrada é franca, com reservas antecipadas pelo telefone (31) 3409-4505.

QUARTA DOZE E TRINTA

A programação do projeto Quarta Doze e Trinta será retomada no dia 26, às 12h30, com show do violonista Juarez Moreira, na arena da Praça de Serviços. A entrada é franca.

Violonista, guitarrista, compositor e arranjador, Juarez Moreira apresentou-se ao lado de grandes nomes da música brasileira. Tem 11 CDs gravados e prepara turnê de lançamento do CD Riva.

Siga @UFMG_Boletim e curta o Boletim nas redes sociais