Busca no site da UFMG

Nº 1794 - Ano 39
15.10.2012

Data comemorativa criada em homenagem ao inventor brasileiro Alberto Santos Dumont, que em 19 de outubro de 1901 completou uma volta ao redor da torre Eiffel em seu dirigível.

Ciência é para partilhar

Em sua 21ª edição, UFMG Conhecimento e Cultura reúne cerca de 2,8 mil trabalhos e lança ambiente colaborativo na internet

Gabriella Praça e Zirlene Lemos*

Principal espaço de exposição da produção acadêmica de bolsistas de graduação, extensão e iniciação científica da Universidade, o UFMG Conhecimento e Cultura, que começa hoje, dia 15, e vai até sexta-feira, 19 de outubro, chega à sua 21ª edição aprofundando o seu caráter de vitrine da ciência.

Nesta quinta-feira, dia 18, o evento abriga o lançamento do Colaboratório Digital da UFMG, ambiente digital de produtos e serviços voltado para a comunidade acadêmica, que permite compartilhar dados a qualquer hora e lugar. O portal também oferecerá serviços de autoarquivamento, vídeos digitais (UFMG Tube), acesso à Biblioteca Digital de Teses e Dissertações e uma agenda colaborativa (AgendaIN) com todos os eventos culturais e acadêmicos relacionados à Universidade.

A ocasião para o lançamento do Colaboratório não poderia ser mais propícia. Afinal, como lembra a presidente da comissão organizadora e pró-reitora de Extensão, Efigênia Ferreira e Ferreira, o UFMG Conhecimento e Cultura é, em sua essência, um evento voltado para a comunicação do saber produzido. “Alunos de graduação expõem suas descobertas em projetos de ensino, pesquisa e extensão, o que possibilita o compartilhamento de saberes com a sociedade e a avaliação do poder transformador de seu trabalho”, destaca.

Conhecimento e sustentabilidade é o tema desta edição, que acontece nos campi Pampulha e Saúde, em Belo Horizonte, e no Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros. A programação prevê palestras, oficinas, seminários e atividades culturais. O evento integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Inovação

O fomento à pesquisa em Minas Gerais e no país e a iniciação científica internacional serão temas de palestras na segunda e na quinta-feira, respectivamente. Na primeira delas, que será ministrada pelo pró-reitor de Pesquisa da UFMG, Renato de Lima Santos, a proposta é criar um espaço de interlocução entre pesquisadores da Universidade e agências de fomento. Já o encontro de quinta reunirá pesquisadores sêniores da UFMG e o público interessado na atividade de produção científica.

Ao longo da semana haverá oficinas de empreendedorismo e sustentabilidade, empreendedorismo social e propriedade intelectual, entre outros temas, promovidas pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) em parceria com a Inova. Para celebrar o Dia da Inovação, que cairá na sexta-feira, último dia do evento, o engenheiro elétrico Augustin Woelz ministrará a oficina Engenharia social: a sociedade do sol, na qual abordará a utilização do conhecimento humano como agente transformador da sociedade.

Os projetos desenvolvidos no âmbito da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da UFMG serão apresentados e avaliados na XVI Semana da Graduação, em forma de pôsteres, no Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1). Este ano, 240 trabalhos foram inscritos no evento. Já a XXI Semana de Iniciação Científica oferece espaço para que os alunos de graduação e ensino médio que desenvolvem atividades de pesquisa possam apresentar seus projetos e interagir com outros estudantes. Nas unidades acadêmicas, haverá apresentação oral de 1.741 trabalhos, alguns dos quais impressos em forma de banners e expostos no saguão do prédio da Reitoria para avaliação por comitê externo composto por pesquisadores do CNPq. O XV Encontro de Extensão, por sua vez, reunirá 670 trabalhos da área.

Os melhores projetos da Semana de Graduação e da Semana de Iniciação Científica serão premiados em cerimônias de encerramento do UFMG Conhecimento e Cultura, na tarde de sexta-feira, dia 19. Também serão contempladas as melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas em 2011 na UFMG, indicadas ao Prêmio UFMG de Teses. Este ano, 44 programas de pós-graduação indicaram trabalhos para concorrer, sendo que o melhor representante de cada uma das três grandes áreas do conhecimento receberá o Grande Prêmio UFMG de Teses.

Outras atrações

Pelo segundo ano consecutivo, os servidores técnico-administrativos da Universidade promoverão uma sessão de comunicação, na qual divulgarão o resultado de suas pesquisas concluídas e em andamento. Assuntos como bullying, biblioteca digital, marketing no circuito alternativo de cinema e identidade social das profissionais do sexo serão debatidos no evento que acontece na quinta-feira, dia 18, às 14h, no auditório do CAD1.

A internacionalização da UFMG será tema de palestra promovida pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), que montará estande com informações no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas. Ao longo da semana, ex-intercambistas da UFMG e estudantes estrangeiros farão relatos de suas experiências.

Entre as atrações culturais, haverá shows do grupo Geraes Big Band, da Escola de Música da UFMG, do músico Kadu Vianna e do Grupo de Choro da Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), todos na Praça de Serviços do campus Pampulha. A programação prevê, ainda, o espetáculo Horas possíveis (enquanto o lobo não vem...), do Grupo de Dança Camaleão, e a performance Entrelinhas, do ator Cristiano Diniz com a artista visual Marina Carneiro.

No sagão da Reitoria, serão expostas obras de arte feitas de garrafas pet e latinhas de alumínio, entre outros materiais, por artesãos da Associação dos Catadores do Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare). Inspiradas na identidade visual do UFMG Conhecimento e Cultura, as peças representam objetos do cotidiano, abordando três eixos temáticos: fixação, mobilidade e transformação do meio.

O UFMG Conhecimento & Cultura 2012 é realizado em parceria pelas pró-reitorias de Extensão, Graduação, Pesquisa, Pós-Graduação e Administração, além das diretorias de Divulgação Cientifica, de Ação Cultural e de Relações Internacionais. Também participam da organização a incubadora de empresas de Inova-UFMG, a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) e o Colégio Técnico (Coltec).

A programação completa do UFMG Conhecimento e Cultura está disponível no site www.ufmg.br/conhecimentoecultura.

UFMG Conhecimento e Cultura em números

1.741 trabalhos de iniciação científica

240 trabalhos de graduação

670 trabalhos de extensão

112 trabalhos do Programa de Iniciação Científica Júnior

44 programas de pós-graduação indicaram teses para concorrer ao Prêmio UFMG de Teses 2012

22 trabalhos de servidores técnicos e administrativos selecionados para a II Sessão Coordenada de Comunicação

PARA TODAS AS IDADES

O UFMG Jovem, evento que busca estimular a curiosidade e despertar o interesse de alunos da educação básica pela ciência, é outra atração do UFMG Conhecimento e Cultura. Será realizado entre os dias 17 e 19, na Praça de Serviços do campus Pampulha. Na edição deste ano, os trabalhos serão divididos em quatro eixos: Arte e cultura – modos de ver e dialogar com a cidade; Tecnologia, inovação e energia nos esportes; Energias renováveis no cotidiano; e Economia verde, sustentabilidade e combate à pobreza.

Realizado pela primeira vez em novembro de 1999, o UFMG Jovem é um elo entre alunos e professores da rede de ensino de Minas Gerais e a vida universitária. “Utilizando maquetes, apresentações orais e interativas, os estudantes têm a chance de expor sua produção científica e aprender mais, além de participar de troca de experiências das diversas áreas do conhecimento”, avalia a professora Silvania Sousa do Nascimento, diretora de Divulgação Científica da UFMG e coordenadora do evento.

São 60 trabalhos inscritos, 15 oficinas e 600 estudantes mobilizados nas apresentações. O campus será aberto à visitação diária de cerca de 1.500 estudantes dos ensinos fundamental e médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Região Metropolitana de Belo Horizonte, além de municípios como Januária, Boa Esperança, Barbacena e Uberlândia. Ao todo, a programação oferece cerca de 70 atividades, entre oficinas, mostras, exposições interativas, visitas e atrações culturais.

“Além das exposições de trabalhos, serão realizadas oficinas de culinária molecular, eletricidade e a tradicional ciência na cozinha, entre outras”, adianta Silvania, ressaltando que, para algumas das atividades, será possível fazer inscrições na hora. Os trabalhos expostos serão avaliados por uma comissão científica, e os três primeiros colocados nas categorias Ensino Fundamental, Ensino Médio e Licenciatura e Pedagogia receberão premiação e menção honrosa.

*Colaborou Bruna Moreira, bolsista de jornalismo da Pró-reitoria de Extensão