Busca no site da UFMG

Nº 1794 - Ano 39
15.10.2012

prêmio mares guia

O professor Sérgio Danilo Pena, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), é o vencedor da quarta edição do Prêmio Marcos Luiz dos Mares Guia de Pesquisa Básica. Ele foi escolhido por unanimidade pela comissão organizadora do prêmio, devido à relevância de seus estudos e pesquisas básicas para o avanço da ciência em Minas Gerais e no Brasil, em especial na área da genética de populações e genômica humana. A entrega do prêmio acontece nesta segunda-feira, na Cidade Administrativa, durante cerimônia de abertura, em Minas Gerais, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

“O prêmio é importante porque coroa a estratégia de alicerçar toda minha carreira como médico-geneticista em rigorosas bases científicas”, diz Pena. Outro aspecto que contribuiu para a escolha do seu nome, acredita o professor, é o pioneirismo do Núcleo de Genética Médica (Gene), por ele fundado, na implantação no estado e no país dos testes de determinação de paternidade pelo DNA, em 1988. “Esses novos exames tiveram profundo impacto social e jurídico para as famílias mineiras”, ressalta. Sobre Mares Guia, Sérgio Pena disse que o pesquisador “foi um amigo” e um dos seus “grandes ídolos científicos”. ­­

muitas culturas

O Centro Cultural UFMG lança nesta sexta-feira, 19 de outubro, às 20h, o programa Muitas Culturas no Centro, que reúne manifestações de experimentação artística de jovens trabalhadores da área central. Todos os trabalhos apresentados resultam da ­Oficina para todos, projeto que oferece ­oficinas de formação de artistas e qualificação do público, nas áreas de fotografia, dança, poesia, música, teatro, capoeira, vídeo, rádio, artes gráficas, cênicas e plásticas, cinema, história da arte, história cultural, edição e tradução intercultural.

Além da exposição de trabalhos produzidos nas oficinas será lançada a publicação Guaicurus, de periodicidade semestral, com informações sobre a produção realizada no Centro Cultural.

O público poderá conferir as mostras: Vo(o – coro de vozes comuns, poesia oral sob a regência de Ricardo Aleixo; Paisagens do centro, ensaios fotográficos orientados por Patrícia Azevedo e Murilo Godoy; Espaço ao redor, exercícios e anotações audiovisuais orientados por Ana Carvalho e Rafael Fares.

tempo e arte

Estão abertas, até o próximo dia 23, as inscrições para o colóquio Tempo em situação: espaço, imagem, cenografia, que o Bureau de Estudos sobre a Imagem e o Tempo (BE-IT), da Escola de Belas-Artes (EBA), realiza de 24 a 26 de outubro.

No evento serão discutidas pesquisas que focalizam o tempo como problemática para pensar a arte. Segundo os organizadores, o tempo é um rico e múltiplo conceito que coloca em jogo diferentes noções, como a relação histórica, a memória, o documento, a imagem, a espacialidade e a cenografia de nossa época.

O colóquio acontecerá no auditório Álvaro Apocalypse, da EBA, no campus Pampulha. Interessados em participar devem enviar email para o endereço bureau.estudos.imagem.tempo@gmail.com.

mestrado em bioinformática

O Programa de Pós-graduação em Bioinformática da UFMG, que desde 2003 oferece o curso de doutorado, acaba de receber aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para oferta de mestrado.

Edital que regulamenta a abertura de 25 vagas para o primeiro semestre de 2013 será publicado em breve. O curso já começa com conceito 6, em escala cujo máximo é 7.

O professor Vasco Azevedo, coordenador do Programa, lembra que ao estimular, há quase dez anos, a instalação do doutorado em duas instituições – UFMG e Universidade de São Paulo –, a Capes tinha a intenção de atender egressos de mestrados em genética, bioquímica e ciência da computação. “Mas percebemos, no decorrer dos anos, a necessidade de se criar também o mestrado nessa área, que é de fronteira e já começa a gerar cursos também na graduação”, comenta.

prêmio mercosul

O aluno de doutorado da UFMG Rafael Polidoro Alves Barbosa é o vencedor do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, na categoria Jovem Pesquisador, com estudo que propõe vacinação com vírus influenza e adenovírus recombinantes para promover resposta imunológica e proteção contra Doença de Chagas. A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá no dia 25 de outubro, em Brasília.

Criada em 1998, a premiação reconhece os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados ao Mercosul.

outubro rosa

A cor rosa que dá o tom da iluminação noturna de vários edifícios e conjuntos arquitetônicos espalhados pelo mundo no mês de outubro também toma conta da fachada do Conservatório UFMG, prédio em estilo art nouveau, no centro de Belo Horizonte.

A iniciativa é a marca de movimento internacional de prevenção do câncer de mama surgido em Nova York na última década do século passado. A cor é a mesma do laço que simboliza a luta contra esse tipo de câncer, responsável pelo maior número de mortes entre as mulheres. Só no Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que serão diagnosticados 52.680 casos da doença em 2012.

Siga @UFMG_Boletim e curta o Boletim nas redes sociais