Busca no site da UFMG

Nº 1809 - Ano 39
25.2.2013

Essencial para a ciência

UFMG abriga lançamento de chamada para prêmio do governo de Minas que estimula a pesquisa básica

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) de Minas Gerais realiza, nesta sexta-feira, 1, no campus Pampulha, evento que lança a quinta edição do Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia. A solenidade acontece a partir das 10h, no auditório da Reitoria, com a palestra A humanidade e o povo brasileiro: genética, raças e cores, proferida pelo vencedor da quarta edição, Sérgio Danilo Pena, professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

De acordo com o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Vilela, a UFMG foi escolhida para sediar o evento por ser a instituição à qual está vinculado o vencedor da edição passada. Sérgio Pena desenvolve estudos nas áreas de genética de populações e genômica humana. As inscrições para este ano podem ser feitas de 4 de março a 29 de maio, e até 31 de maio, via Correios, por instituições ou empresas com atuação em ciência e tecnologia. Atribuído em duas modalidades – pesquisador e instituição/empresa –, o prêmio é concedido anualmente a apenas uma delas, em sistema de rodízio, sendo a segunda em anos ímpares.

“É um mecanismo efetivo para o reconhecimento e o estímulo àqueles que, em Minas Gerais, se dedicam ao desenvolvimento da ciência, com geração, portanto, de novos conhecimentos, com possibilidades de aplicação para o desenvolvimento de produtos ou processos inovadores, capazes de atender demandas por melhor qualidade de vida”, explica Vilela.

Segundo ele, a iniciativa baseia-se na visão de que, sem a valorização da pesquisa básica, limita-se muito o desenvolvimento de inovações tecnológicas, fundamentais para a competitividade industrial de nações e regiões em um mundo cada vez mais globalizado. Já o nome de Marcos Luiz dos Mares Guia presta homenagem “a um dos maiores cientistas mineiros de todos os tempos”, destaca Vilela. “O prêmio também sinaliza claramente a importância de os projetos buscarem novos conhecimentos em sintonia com as necessidades de solução de problemas da sociedade, como o fez Marcos Mares Guia”. Professor da UFMG, Mares Guia se dedicou a estudos básicos de fisiologia, com vistas ao desenvolvimento de uma insulina brasileira, caso de sucesso que se materializou com montagem da fábrica da Biobrás, em Montes Claros (MG).

O prêmio foi criado pelo Governo de Minas, por meio da Sectes, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). As inscrições, na categoria Instituições/empresas, devem seguir os critérios estabelecidos pelo regulamento, publicado no Diário Oficial do Estado – Minas Gerais, em 6 de dezembro de 2012, e encaminhadas à Sectes-MG, com a indicação “Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia”, para o endereço Cidade Administrativa, Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/nº – Edifício Gerais – 8º andar – Bairro Serra Verde - Belo Horizonte – MG - CEP 31630-901.

Desafio verde

Durante a solenidade também serão agraciados os vencedores das três categorias – escola, instituição e município – do prêmio Desafio Verde, criado pela Sectes com o objetivo de estimular a participação na edição 2012 da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Como resultado desse estímulo, Minas Gerais ocupou o primeiro lugar no ranking de municípios e instituições que participaram e promoveram atividades no evento nacional, tendo triplicado o número de iniciativas com relação aos anos anteriores.

Os vencedores do Desafio Verde são: Escola Municipal Paulo Sinésio Belato, de Monsenhor Paulo, na categoria Escola Top PopCiência MG; Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – campus Ouro Preto, na categoria Instituição Top PopCiência MG; e a cidade de Teófilo Otoni, na categoria Município Top PopCiência MG.

Colegiado de educação a distância elege coordenadores

Professores efetivos da UFMG que ministram atividades acadêmicas curriculares em cursos de graduação na modalidade a distância podem concorrer aos cargos de coordenador e subcoordenador para compor o Colegiado Especial de Graduação em Educação a Distância. Os candidatos devem fazer sua inscrição até 27 de março, na secretaria da Pró-reitoria de Graduação, sala 6.032, do prédio da Reitoria, no campus Pampulha, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. Os mandatos de ambos serão vinculados e terão vigência de dois anos, a partir de 9 de abril, permitida a recondução.

As eleições serão realizadas nos dias 1º e 2 de abril. Terão direito a voto o coordenador, subcoordenador, supervisores ou supervisores substitutos do Colegiado Especial de Graduação em Educação a Distância, dos seguintes cursos da UFMG que ofertam a modalidade a distância: bacharelado em Geografia e licenciaturas em Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia e Química. Mais informações pelos telefones 3409-4054 e 3409-4055 e pelo email info@prograd.ufmg.br.