Busca no site da UFMG

Nº 1811 - Ano 39
11.3.2013

Sinônimo de elegância

Garça que frequentava o campus durante o inverno é o mascote do Projeto Bocados de Gentileza

Jaqueline Corradi

Dócil, elegante e altiva são algumas das características associadas à garça que costumava circular pelo campus Pampulha em busca de alimento. Por causa dessas características, o animal foi escolhido como mascote do Projeto Bocados de Gentileza.

Gina Nogueira

“Ela tinha uma marca interessante, a de respeitar o espaço dos outros, que tem tudo a ver com o projeto”, afirma Ana Paula Vieira, do Centro de Comunicação (Cedecom), responsável pela operacionalização das atividades do projeto. A garça, que circulava nas imediações do lago do prédio da Reitoria, era presença constante nos períodos de inverno no campus, tendo, inclusive, estampado a primeira página do BOLETIM em uma edição de 1992. A última aparição da ave registrada com fotos pela equipe do Cedecom foi em 2008.

Segundo Ana Paula, a escolha da garça foi feita depois de muita reflexão. Os organizadores do projeto, que vêm promovendo campanhas com o objetivo de melhorar a convivência nos campi da UFMG, buscavam um mascote que transmitisse os mesmos conceitos do projeto e que também possuísse uma identificação com a Universidade.

A ideia de recorrer a um animal surgiu devido à diversidade da fauna da UFMG e porque “ele não distingue cor, gênero ou idade”, salienta Ana Paula. “Além disso, a intenção era de que o mascote tivesse um caráter lúdico e, ao mesmo tempo, utilitário.” A imagem da garça será utilizada em peças de divulgação para representar situações específicas do dia a dia da academia, inclusive para ilustrar temáticas eventualmente delicadas ou polêmicas.

De acordo com o biólogo Daniel Filipe Dias, mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela UFMG e que realizou um trabalho sobre as aves do campus, as garças são animais que vivem nas imediações de corpos d´água e “pescam” peixes para se alimentar. Segundo ele, esse tipo de ave realiza grandes deslocamentos todos os dias, o que impede que se determine sua origem.

“Provavelmente uma ou mais descobriram o lago artificial da Reitoria como fonte de alimento fácil e se aproveitavam disso. Elas podem dormir na Pampulha, no Zoológico, em Lagoa Santa, não se sabe ao certo”, ressalta Daniel Dias, sugerindo que, devido à proximidade com a lagoa da Pampulha, a ave que visitava o campus no inverno pode ser das espécies garça branca-grande, branca-pequena, garça-moura, garça-vaqueira, socozinho e savacu.

Batismo

A equipe do projeto está recebendo sugestões de nome para o mascote que podem ser enviadas por meio da página do facebook do projeto (www.facebook.com/bocadosdegentileza), por e-mail (bocadosdegentileza@cedecom.ufmg.br) ou depositadas em urnas físicas, instaladas na Praça de Serviços e no Restaurante Setorial a partir de 18 de março. Em um segundo momento, a comunidade universitária poderá votar entre os cinco melhores nomes, a serem escolhidos por uma comissão julgadora. O vencedor será premiado com um tablet. O edital do concurso cultural e o cronograma completo poderão ser conferidos também a partir de 18 de março na página do Facebook do projeto.

Lançado em 2011, o projeto vem trabalhando em diversas frentes, como lixo, áreas verdes e trânsito. No ano passado, focalizou a convivência no espaço público. Para este ano, estão programadas duas edições do Piquenique no Campus, uma em maio e outra em outubro, e a Semana da Mobilidade, em setembro, que incentiva a busca de alternativas ao carro como meio de transporte. O projeto também pretende desenvolver campanha entre os usuários de bibliotecas para discutir temas como entrega de livros no prazo, conservação do acervo, limpeza e silêncio dentro desses ambientes.

“Além de ações com temáticas específicas, um dos objetivos é promover o reconhecimento da distinção entre os conceitos de gentileza e educação. A ideia é conscientizar as pessoas de que gentileza é ir além, é pensar no outro, é fazer aquele algo a mais que pode tornar o cotidiano muito melhor”, conclui Ana Paula.

Mais informações sobre o Bocados de Gentileza no site www.ufmg.br/bocadosdegentileza e na fanpage www.facebook.com/bocadosdegentileza.