Busca no site da UFMG

Nº 1832 - Ano 39
19.8.2013

Aceitam-se voluntários

UFMG recruta homens para pesquisas sobre fertilidade e doenças cardiovasculares

Da redação

Dois grupos de pesquisa da UFMG estão recrutando homens que morem em Belo Horizonte e Região Metropolitana para participar como voluntários de estudos científicos. A pesquisa a ser desenvolvida no Laboratório de Biologia Celular do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) pretende avaliar fertilidade. Já o estudo do Laboratório de Treinamento de Força na Musculação, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) quer conhecer o efeito da atividade física sobre os fatores de risco de doenças cardiovasculares.

Para o estudo sobre fertilidade serão recrutados 600 homens – 300 pares de pais e filhos, que devem ter, respectivamente, até 60 anos e de 18 a 23 anos. Os voluntários serão encaminhados para consulta no Hospital das Clínicas da UFMG, onde será coletado material para realização de exames de sangue, urina e sêmen. Todos receberão os resultados do espermograma e o da pesquisa. O processo de recrutamento será realizado ao longo dos próximos três anos.

Com origem na Universidade de Copenhague (Dinamarca), o projeto está sendo realizado em diversos países. Os resultados dessas pesquisas mostram que está ocorrendo significativa redução da qualidade do sêmen dos homens jovens em lugares como a própria Dinamarca, Noruega, Finlândia, Alemanha, França, Espanha e Nova Zelândia.

Com base na mesma metodologia, o grupo coordenado pelo pesquisador Luiz Renato de França pretende investigar o possível declínio da qualidade do sêmen de homens jovens brasileiros, começando pela Região Metropolitana de Belo Horizonte. A equipe também pretende avaliar as causas dessa possível infertilidade, que pode estar associada à influência dos hábitos da vida moderna, da alimentação e da poluição, responsável por processo de desordem endócrina.

Interessados devem entrar em contato com a doutoranda em Biologia Celular Marcela Procópio pelos telefones (31) 3409-2780 e 8554-1147.

Doença cardiovascular

Para participar do estudo Efeito do treinamento aeróbico, da musculação e do treinamento combinado sobre os fatores de risco de doença cardiovascular, a ser realizado na EEFFTO, serão aceitas inscrições de homens saudáveis, não fumantes, não praticantes de atividade física regular, com idades entre 30 e 60 anos, preferencialmente vinculados à UFMG. Os voluntários serão divididos em quatro grupos: treinamento aeróbico; treinamento de força na musculação; treinamento combinado baseado em treinamento aeróbico mais o treinamento de força na musculação; e controle.

Serão realizados testes iniciais que envolvem avaliação física, medidas de composição corporal, pressão arterial e análise sanguínea de colesterol total e fracionado, como os de triglicérides, glicemia e insulinemia. Após a bateria, os voluntários passarão por período de treinamento de 16 semanas, com três sessões semanais de 50 minutos de exercício físico. Por fim, os testes da etapa inicial serão aplicados novamente aos participantes.

A pesquisa será realizada no Laboratório de Treinamento de Força na Musculação, no campus Pampulha. Interessados devem entrar em contato pelo telefone (31) 3409-2326 ou pelo email reginaldog@ufmg.br.

Academia de Farmácia

O diretor da Faculdade de Farmácia, professor Gerson Antônio Pianetti, foi homenageado com medalha da Academia Nacional de Farmácia (ANF), por sua atuação no saber das ciências farmacêuticas. A honraria considera não só as atividades acadêmicas, mas o conjunto das realizações do pesquisador, incluindo participação em entidades representativas da categoria, como sindicato e conselho de Farmácia, e em organismos de pesquisa da área.

Em seu segundo mandato na direção da Faculdade, tendo sido o primeiro de 2000 a 2004, Pianetti é desde 2008 presidente da Comissão da Farmacopeia Brasileira, compêndio que define as especificações para o controle de qualidade de medicamentos e insumos para saúde. Membro observador da Pharmacopée Europeénne em Strasbourg (França), atua como consultor da United States Pharmacopoeia. Professor titular do Departamento de Produtos Farmacêuticos da Faculdade de Farmácia da UFMG, é professor convidado no programa de pós-graduação em Farmacologia da Universidade Federal do Ceará. Como pesquisador, atua na área de conhecimento de análise e controle de qualidade de medicamentos, estudos de equivalência farmacêutica e validação de métodos para estudos de bioequivalência.