Busca no site da UFMG

Nº 1838 - Ano 40
30.09.2013

Encarte/Semana do Servidor

Educação Física tem nova diretoria

Toma posse nesta terçafeira, 1 de outubro, às 17h, a nova diretoria da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). O professor Sérgio Teixeira da Fonseca (à esquerda na foto), que finaliza o mandato como vice-diretor, recebe o cargo das mãos do professor Emerson Silami Garcia. O novo vice-diretor é o professor Herbert Ugrinowitsch (também na foto). A solenidade acontece às 17h, no auditório da Escola, no campus Pampulha.

Segundo Fonseca, o modelo de gestão centralizada de recursos adotado no mandato do professor Silami tende a ser mantido, pois foi extremamente positivo. "Ao invés de pulverizar os recursos em ações isoladas, um pacto entre a diretoria e as chefias de departamento permitiu a criação de um fundo único, com o qual foram realizadas obras importantes, como a implantação de estrutura audiovisual nas salas de aula", conta.

O novo diretor explica que tem intenção de propor, a cada início de ano, a avaliação colegiada do modelo. "Ele trouxe benefícios, mas a qualquer momento pode mudar, pois é fruto de acordo e não de uma imposição", ressalta. A experiência, que revela coesão institucional, viabilizou reformas que beneficiam toda a Escola, diz Sérgio Fonseca, lembrando que seu mandato terá como um dos principais focos a melhoria da infraestrutura do prédio, construído na década de 1970.

Fonseca comenta, contudo, que a Universidade tem investido na construção de prédios novos para unidades acadêmicas transferidas para o campus Pampulha nos últimos anos e, da mesma forma, os prédios antigos necessitam de apoio institucional para obras de grande monta. "São intervenções estruturais e imprescindíveis. Além disso, o novo Centro de Treinamento Esportivo da UFMG vai exigir permanente manutenção", reitera.

Ele destaca a importância da EEFFTO como unidade de produção do conhecimento, considerada a melhor do Brasil nos cursos de graduação em Educação Física e em Fisioterapia, e dona de uma das melhores pós-graduações em Ciências da Reabilitação; e como centro de esportes e de extensão, com atendimento anual de cerca de 11 mil pessoas.

Sérgio Teixeira da Fonseca é professor titular do Departamento de Fisioterapia, editor chefe do Brazilian Journal of Physical Therapy, e atua principalmente nos temas estabilidade funcional, biomecânica dos tecidos, reabilitação e prevenção das lesões no esporte e comportamento motor (sistemas dinâmicos e percepção-ação).

Herbert Ugrinowitsch é professor associado do Departamento de Esportes, foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências do Esporte (PPGCE) da UFMG e co-coordenador do Grupo de Estudos em Desenvolvimento e Aprendizagem Motora (Gedam). Sua experiência tem ênfase em comportamento motor e voleibol.

Gestão em saúde

Os gargalos, as deficiências e os avanços do SUS serão debatidos entre os dias 1 e 3 de outubro, no 2º Congresso brasileiro de política, planejamento e gestão em saúde, organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). O evento reunirá especialistas e pesquisadores para analisar os rumos da saúde no país e formular contribuições para uma agenda nacional voltada para a construção de um sistema público universal e igualitário.

As palestras, conferências e debates serão realizados no Minascentro, em Belo Horizonte, em torno do tema Universalidade, igualdade e integralidade da saúde: um projeto possível. Segundo o presidente do evento, professor Cornelis Van Stralen, do Departamento de Psicologia da UFMG, o congresso "tem o propósito de discutir a evolução do sistema com suporte da produção acadêmica na área de política, planejamento e gestão".

A programação está disponível no site www.politicaemsaude.com.br.

Música para crianças

Musicalização infantil é tema de seminário que a Escola de Música promove de 18 a 20 de outubro, com participação de pesquisadores e artistas da Companhia de Música Teatral de Lisboa. As inscrições se encerram no dia 15 de outubro e devem ser realizadas pelo site www.cursoseeventos.ufmg.br.

Metade das 150 vagas será oferecida a alunos universitários e professores das redes públicas de ensino. As atividades – incluindo um "concerto para bebês" – serão realizadas no auditório da Escola de Música e no Centro de Musicalização Infantil (CMI), no campus Pampulha.

Outras informações sobre o II Seminário internacional de educação musical – Educação musical infantil podem ser obtidas pelo endereço suporte.extensao@fundep.ufmg.br.

Encontro sobre moda

O curso de Design de Moda, da Escola de Belas-Artes, promove entre 14 e 17 de outubro o 3º Encontro nacional de pesquisa em moda (ENP). O objetivo central é promover reflexões e análises, debater ideias e inquietações sobre o fenômeno complexo da moda, incluindo suas interseções com áreas diversas.

De acordo com o coordenador, professor Tarcísio D’Almeida, o evento está consolidado no cenário acadêmico, e o momento é de ampliar os debates em torno das produções teóricas, técnicas e práticas. Estarão presentes pesquisadores do Brasil e do exterior que têm como objeto de estudo os processos de criação, produção e consumo de moda.

Mais informações estão no site do encontro site do encontro.