Busca no site da UFMG

Nº 1842 - Ano 40
28.10.2013

feira no cp

O Centro Pedagógico (CP) da UFMG foi ponto de encontro, entre 21 e 23 de outubro, de aproximadamente 500 alunos de escolas de aplicação das universidades federais e particulares e de escolas técnicas de todo o país, que participaram da 1ª Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat). A feira recebeu 148 trabalhos de todas as regiões do Brasil, elaborados por estudantes do ensino fundamental e médio, o que permitiu troca de experiências acadêmicas em diversas áreas do conhecimento.

“Os trabalhos surpreenderam os avaliadores, pela qualidade  científica, pelo empenho dos alunos e orientadores e por sua apresentação estética”, destaca a diretora do CP, professora Tânia Margarida Lima Costa. Segundo ela, os alunos do Centro Pedagógico “estiveram envolvidos em todas as dimensões de realização da feira e foram motivados a desenvolver seus trabalhos. O tema deste ano foi Ciência, saúde e esporte, em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorreu no mesmo período sob a responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Realizada por equipes do CP e do Museu Itinerante Ponto UFMG, a Feira tem financiamento do CNPq, da Capes, dos ministérios da Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação, das secretarias de Educação Básica e de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social.

visita técnica

O Espaço Interativo Ciências da Vida (EICV), que funciona no Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB), apresentou sua estrutura, na semana passada, a instituições parceiras da UFMG na realização do projeto. Segundo o coordenador do Espaço, professor Fabrício Fernandino [na foto, à esquerda], a intenção foi prestar contas aos patrocinadores e mostrar a evolução do projeto, ao longo de cinco anos desde sua concepção. Representantes da Fundep, da Fapemig e da Fundação Lampadia foram informados também sobre os procedimentos construtivos e conceituais que nortearam o trabalho durante esse período, além dos desdobramentos previstos.

Participaram do evento o reitor Clélio Campolina, a ­ex-presidente da Bolsa Vitae (braço da Fundação Lampadia no Brasil), Regina Weinberg, o ex-secretário estadual da Ciência e Tecnologia e professor emérito da UFMG Israel Vargas, os consultores da Fundação Lampadia Jeter Bertoletti (criador do Museu de Ciência e Tecnologia da PUC do Rio Grande do Sul) e David Ellis (ex-diretor do Museu de Ciência e Tecnologia de Boston), além dos professores, bolsistas e técnicos de audiovisual que elaboraram o conteúdo e os conceitos do projeto, e as equipes que criaram softwares, animações e outros produtos midiáticos.

O EICV foi inaugurado em agosto deste ano, com a perspectiva de promover a difusão e popularização da ciência e tecnologia. A estrutura tem a proposta de apresentar ao público o funcionamento do corpo humano em abordagem lúdica, digital e participativa.

Foca Lisboa

catálogo de verbos

Organizar os verbos que denotam o sentido de mudança é o objetivo central do primeiro volume do Catálogo de verbos do português brasileiro, lançado pela Editora UFMG. O livro foi concebido pelas professoras Márcia Cançado (Faculdade de Letras) e Luisa Godoy, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em conjunto com Luana Amaral, doutoranda da UFMG na área de linguística.

A obra é dividida em duas partes: classificação verbal segundo a decomposição de predicados e introdução à área da interface sintaxe-semântica lexical. O catálogo produz um panorama da gramática atual e analisa 862 verbos do português brasileiro a partir das suas propriedades semânticas (significados que denotam nas orações) e sintáticas (como são organizados nas frases).

diversidade latino-americana

Estão abertas até o dia 14 de novembro as inscrições para o 1º Seminário América Latina: diversidade, cultura e mídia, que a UFMG realiza de 20 a 22 de novembro no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, no campus Pampulha. As inscrições podem ser efetuadas através de formulário disponível no site do evento (selacult.tumblr.com) e na página no Facebook (facebook.com/selacult). O seminário, aberto ao público, é limitado a 250 participantes.

De acordo com os organizadores, o objetivo do evento é interpretar a diversidade cultural latino-americana enfatizando a comunicação midiática, buscando pontos de interseção que unificam e conformam esse espaço. A primeira edição do seminário abordará questões que abrangem meios diversos como rádio, cinema, televisão e novas mídias, sugerindo o conflito e o diálogo como movimentos interpretativos da diferenciação e da unidade materializadas nos diversos discursos e formas audiovisuais.