Busca no site da UFMG

Nº 1845 - Ano 40
18.11.2013

congresso iberoamericano de extensão

Quatro trabalhos desenvolvidos no âmbito da Pró-Reitoria de Extensão serão apresentados esta semana durante o XII Congresso Iberoamericano de Extensão Universitária, que ocorre de 19 a 22 de novembro, em Quito, no Equador.   As comunicações integram a categoria trabalhos completos, e são resultado de ações da equipe durante a atual gestão. O  evento, que acontece na Universidade Central do Equador e Rede Equatoriana de Vinculação de Educação Superior, tem como tema A integração do ensino, pesquisa e extensão para a transformação social e bem-estar.

Confira os trabalhos da Proex:

A qualificação das ações de extensão por meio de instrumento matemático
Autores: Douglas Naves Coelho, Marília Barcellos Guimarães, Miriam Cristina Pontello Barbosa Lima

Avaliação e indicadores da extensão na UFMG
Autores: Denise Bianca Maduro Silva e Valeska Cristina Barbosa (Universidade Federal do Espírito Santo)

Extensão universitária e flexibilização curricular na UFMG
Autores: Danilo Collado, Natália Fraga Carvalhais e Patrícia Carla Oliveira Carneiro

O fomento à extensão universitária da UFMG
Autores: Cristofane da Silveira Queiroz, Edite da Penha Cunha, Patrícia Carla Oliveira Carneiro e  Luís Filipe Oliveira Santos

A programação completa está disponível no site da Unión Latinoamericana de ­Extensión Universitaria - www.uleu.org/uleu.

auxiliares do pcctae

A UFMG sediará, no dia 21 de novembro, no auditório da Reitoria, o I Encontro Nacional de Auxiliares do PCCTAE (Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação). O objetivo é discutir a atual situação dos ocupantes desse cargo nas instituições federais de ensino e propor ações de valorização. Inscrições abertas no site www.sindifes.org.br. Mais informações pelo email auxiliarespcctae@gmail.com.

autoclaves

A Faculdade de Odontologia ganhou da Cemig duas novas autoclaves, equipamentos de esterilização mais modernos e eficientes, que visam garantir mais qualidade no trabalho dos profissionais e mais segurança aos pacientes. Durante a solenidade, o coordenador estadual do Programa de Energia Inteligente da Cemig, Higino Zacarias de Souza, recebeu certificado de agradecimento do reitor Clélio Campolina, do diretor Evandro Abdo e do vice, Antônio Paulino Ribeiro Sobrinho, da Faculdade de Odontologia.

A cessão das autoclaves, que vão substituir antigos aparelhos, é uma realização do programa Energia Inteligente, da Cemig, que já substituiu mais de 100 equipamentos em todo o estado. Os novos equipamentos proporcionarão redução anual de R$ 62 mil nos custos de energia. Isso será possível devido à potência dos equipamentos, que ­processam em menor tempo e com maior eficácia. A autoclave é um aparelho dotado de recipiente hermeticamente fechado, no qual o líquido é aquecido a altas temperaturas. O equipamento é utilizado para esterilizar artigos por meio de calor úmido sob pressão.

professores indígenas de matemática

Até 20 de dezembro, o curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas recebe inscrições gratuitas para o processo seletivo 2014, exclusivamente pelo site www.ufmg.br/copeve. Os candidatos devem imprimir o requerimento de inscrição e enviá-lo, juntamente com a documentação especificada pelo edital do concurso, até o dia 23 de dezembro, para Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) da UFMG – Unidade Administrativa III – segundo andar – Avenida Antônio Carlos, 6627– bairro Pampulha, Belo Horizonte/MG, CEP 31270-901.

São 35 vagas para a área de Matemática. O curso habilita professores indígenas para atuar nas escolas de suas respectivas etnias, nas séries finais do ensino fundamental e médio. Com início no segundo semestre de 2014, o curso será desenvolvido em módulos, com duração de quatro a cinco semanas em tempo integral, no campus Pampulha. Já os intermódulos ocorrerão nas áreas e comunidades indígenas onde os estudantes habitam, ou com as quais mantêm vínculo. Mais informações nos seguintes telefones: (31)3409-4408/4409. 

acesso livre

Discutir a livre circulação de informações científicas produzidas na Universidade é o objetivo do I Simpósio de acesso livre na UFMG, que será realizado nos dias 27 e 28 de novembro, no auditório Azul da Escola de Ciência da Informação (ECI). O evento, gratuito, é aberto ao público e dispensa inscrição prévia.

open access (acesso livre ou acesso aberto) é um movimento mundial que visa disponibilizar, por meio eletrônico e gratuitamente, a produção científica de uma instituição publicada em revistas científicas, teses e dissertações. Uma das iniciativas de acesso livre promovidas na UFMG é a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). São cerca de 10 mil registros compostos pela produção científica dos programas de pós-graduação stricto sensu da Universidade. O acervo inclui registros correspondentes a textos completos, digitalizados em formato PDF, além de referências, partes de textos autorizados pelos autores e resumos de teses e dissertações.

Durante o simpósio será lançada a logomarca de acesso livre desenvolvida especialmente para a Universidade. Mais informações no site da Biblioteca Universitária: www.bu.ufmg.br/.