Busca no site da UFMG

Nº 1858 - Ano 40
07.04.2014

acontece

exposição de longa duração

Até 30 de abril o Espaço do Conhecimento UFMG recebe, pelo endereço novaexpodoconhecimento@gmail.com, propostas para compor a exposição de longa duração intitulada O conhecer, que será inaugurada em 2015.

Os organizadores pretendem reunir trabalhos expográficos que tratem das principais questões sobre o conhecimento humano e propiciar aos visitantes do museu a experiência de situações reflexivas sobre os modos, as formas, os processos e efeitos do conhecer.

Com o objetivo de estimular questionamentos, discussões e formulação de hipóteses, os módulos expositivos devem envolver projeção audiovisual, objetos, cenários, sensores, painéis, atividades e aparatos eletrônicos. A divulgação dos selecionados acontece no dia 15 de maio por meio do site do Espaço do Conhecimento UFMG.

ordens religiosas

Com o tema Ordens religiosas na Idade Média: concepções de poder e modelos de sociedade (século XII-XV), o congresso internacional sobre história medieval europeia, promovido pelo Departamento de História, continua recebendo inscrições até 1º de maio para comunicações. Ouvintes podem se inscrever até a data de início do evento, que acontece de 26 a 29 de maio, pelo site do congresso.

Segundo os organizadores, a proposta é considerar as ordens religiosas a partir de ponto de vista político e social que permita compreender a constituição de seu patrimônio, sua inserção nas redes de poder local e supralocal (como as aristocracias regionais, monarquias, cidades e papados) e a influência que exerceram nas comunidades políticas medievais.

O congresso terá participação de professores e pesquisadores de diversos órgãos de pesquisa e instituições de ensino brasileiras, além de convidados de França, Portugal, Itália e Holanda. A iniciativa é do Laboratório de Estudos Medievais (Leme), que tem núcleo na UFMG.

O congresso acontecerá no Centro de Atividades Didáticas II (CAD II), no campus Pampulha.

prêmio mares guia

Estão abertas a partir desta semana as inscrições para o Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia. Promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), a iniciativa busca valorizar institutos e empresas que trabalham com inovação, principalmente no campo de pesquisas básicas identificadas com as necessidades da sociedade.

A edição deste ano contemplará pesquisadores mineiros que tenham se distinguido na condução de estudos e pesquisas que contribuíram, de forma significativa, para o avanço da ciência e que, preferencialmente, apresentam potencial para subsidiar o desenvolvimento tecnológico. O vencedor receberá diploma e medalha, além de R$12 mil em dinheiro.

O prêmio ocorre anualmente, em esquema de revezamento – nos anos pares, reconhece pesquisadores, e nos ímpares, instituições e empresas. No ano passado, o vencedor foi o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG.

As inscrições podem ser feitas até 18 de junho, com prazo estendido para o dia 20, caso as inscrições sejam encaminhadas pelos Correios. Mais informações no site da FAPEMIG.

congá

O grupo Congá – de dança, música e performance tradicionais mineiras – seleciona até 5 de maio novos integrantes para projetos e espetáculos de dança, música e cânticos folclóricos durante o ano de 2014. A audição será realizada no dia 10 de maio. Os critérios de seleção são coordenação motora, ritmo, expressão e projeção de voz.

Criado em 1983, na Faculdade de Farmácia da UFMG, pelo pesquisador e artista Jarbas Eustáquio Cardoso, o grupo realiza pesquisas e ensaios no Centro Cultural UFMG, por meio do programa Cena Aberta. O grupo já se apresentou em mais de 250 cidades de Minas Gerais e participou de diversos festivais internacionais. A importância do Congá na comunidade cultural mineira atraiu a participação de artistas como Maurício Tizumba, Grupo Tambolelê, Ivan Correa e Joaci Ornelas.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.ufmg.br/centrocultural ou pessoalmente, na secretaria do Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174, Centro). Mais informações pelo telefone (31) 3409-8280.

erramos

ctweb

A matéria Atalho para o mercado, publicada na edição 1.855, de 17 de março último, sobre a criação do Centro de Tecnologia para a Web, não mencionou a participação de parceiros que contribuíram decisivamente para a viabilização do projeto.

Fapemig e CNPq destinaram, nos últimos cinco anos, mais de R$ 3 milhões para o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web (InWeb). Já a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, através do Instituto para o Desenvolvimento de Empresas de Base Tecnológica (IEBT), apoiou a elaboração do plano de negócios do CTWeb, enquanto a Pró-reitoria de Pesquisa promoveu a constituição e operação dos Centros de Tecnologia da UFMG.