Busca no site da UFMG

Nº 1876 - Ano 40
15.09.2014

Parceria com a Colômbia

A vice-reitora Sandra Goulart Almeida recebeu, no dia 4 de setembro, a visita do professor Oscar Roldán-Alzate, chefe do Departamento de Extensão Cultural da Universidade de Antioquia, na Colômbia. Eles conversaram sobre possibilidades de parcerias entre as duas instituições.

Para Roldán-Alzate, o movimento de aproximação entre os dois países ajudará a realçar suas afinidades culturais, apesar das diferenças idiomáticas. “Percebo que Brasil e Colômbia podem falar a mesma língua, que é a semelhança cultural que nos une e tem o poder de transformar as sociedades”, disse o dirigente da universidade colombiana. Uma das possibilidades em análise é a ida da exposição Mira!, de arte contemporânea indígena, para a Colômbia. A mostra, que teve como curadora a professora Maria Inês de Almeida, foi uma das principais atrações da programação do Centro Cultural UFMG no ano passado. As tratativas na UFMG estão sendo conduzidas pela Diretoria de Ação Cultural (DAC).

A professora Miriam Santos Jorge, diretora adjunta de Relações Internacionais da UFMG (DRI), diz que visitas como a do professor Roldán-Azate fortalecem o processo de internacionalização da Universidade. “O intercâmbio transforma as culturas internas da própria universidade, expandindo nossos horizontes, especialmente quando se trata de conhecer a cultura de outras partes da América do Sul”, argumenta.