Busca no site da UFMG

Nº 1902 - Ano 41
04.05.2015

y
acontece

mestrado em montes claros

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a criação do Mestrado em Sociedade, Ambiente e Território, resultado de parceria entre o Instituto de Ciências Agrárias [foto] e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Com sede em Montes Claros, o curso contará com professores das duas instituições. O primeiro edital com as regras de seleção será divulgado em breve, e a primeira turma deve iniciar o curso em agosto de 2015.

De caráter interdisciplinar, o curso visa articular conhecimentos das diversas áreas das humanidades e ciências sociais aplicadas para fornecer ao mestrando habilidade para analisar dinâmicas sociais, ambientais e espaciais.

pós em matemática

O Programa de Pós-graduação em Matemática abriu processo seletivo para duas vagas no doutorado e quatro no mestrado, para entrada no segundo semestre deste ano. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pgmat@mat.ufmg.br.

revalidação de diplomas

Estão abertas, até 23h59 do dia 19 de maio, as inscrições para o processo de revalidação de diplomas estrangeiros de graduação. O formulário, que deverá ser preenchido exclusivamente pela internet, está disponível no site, onde o candidato também poderá consultar o edital e mais informações sobre o processo. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail revalidacao@prograd.ufmg.br e pelos telefones (31) 3409-3911 e 3409-6433.

diplomados na abc

Os pesquisadores da UFMG Gustavo Batista de Menezes (ICB), Leandro Malard Moreira (Física) e Viviane Ribeiro Tomaz da Silva (Matemática) foram diplomados como membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Na solenidade, realizada no campus Pampulha, no fim de abril, Gustavo Menezes abordou a relação entre sistema imunológico e necrose celular, Leandro Moreira falou sobre as interações da luz com a matéria – da nanociência à biomedicina e Viviane Ribeiro tratou da álgebra de Grassman e a PI-teoria.

índia

A tradição e as conquistas na produção de alimentos na Índia serão tema de palestra nesta quinta-feira, 7, das 17h às 19h, no campus Pampulha. Proferida por Eduardo Bastianetto, pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Pecuária, no auditório 1 da Faculdade de Ciências Econômicas, a palestra é a terceira da Série de Estudos Indianos da UFMG.

O palestrante vai apresentar os sistemas de produção de leite e de carne de búfalo na Índia, contextualizando os aspectos geográficos e populacionais do país. “As relevantes iniciativas do governo indiano para o fomento da produção de alimentos e as práticas agrícolas desenvolvidas na Índia serão abordadas”, antecipa Bastianetto, graduado em Veterinária pela UFMG e presidente do Conselho Deliberativo Técnico da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos.

software livre na educação

O congresso online Universidade, EAD e software livre (UEADSL), promovido pelo grupo Texto Livre, da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, vai cadastrar participantes até o dia 19 de junho, pelo site. A submissão de trabalhos já foi encerrada. Interessados inscritos em edições anteriores não precisam se cadastrar novamente.

O UEADSL tem a finalidade de apresentar e discutir temas relacionados ao uso de software livre na universidade e na educação, especialmente a distância. Os trabalhos que compõem o congresso são de alunos de graduação.

O evento é semestral e coincide com a realização de outros eventos virtuais: o Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia (Ciltec) e o Encontro Virtual de Documentação em Software Livre (Evidosol), também promovidos pelo grupo Texto Livre.

interpretações geográficas

Professores que lecionam Geografia no ensino médio ou para turmas a partir do 6º ano do ensino fundamental podem participar de curso gratuito que será realizado no Instituto de Geociências, campus Pampulha, no dia 23 de maio, das 8h às 17h. O curso Interpretações geográficas: espacialidade e práticas de ensino II consiste em trabalho instrumental centrado na interpretação geográfica de fenômenos espaciais presentes em Belo Horizonte. A intenção é desenvolver metodologia para a prática pedagógica em Geografia na educação básica.

Promovido pelo Grupo de Estudos em Ensino e Pesquisa em Geografia (Gepegeo), o curso de atualização, com oito horas-aula, terá atividades coordenadas pelos professores Valéria Roque e Roberto Valadão. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail lepegeoufmg@gmail.com.

fertilidade masculina

Pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e do Hospital das Clínicas estão recrutando estudantes universitários do sexo masculino, de 18 a 23 anos e moradores da Região Metropolitana de Belo Horizonte, para estudo sobre fertilidade. A intenção é investigar, em um grupo de 300 voluntários, um possível declínio da qualidade do sêmen de jovens brasileiros e avaliar as eventuais causas.

Originada na Universidade de Copenhague (Dinamarca), a pesquisa, feita em diversos países, tem mostrado redução da qualidade do sêmen de jovens e revelado a influência dos hábitos de vida, da alimentação e de poluentes considerados desreguladores endócrinos na fertilidade masculina. O cadastro dos voluntários deve ser feito pelos telefones (31) 3409-2780 e 8554-1147 e pelo e-mail bonsfluidospodemgerarvida@gmail.com.