Busca no site da UFMG

Nº 1908 - Ano 41
15.06.2015

y
acontece

tô de boa, tô no campus

No próximo dia 20, sábado, o campus Pampulha receberá mais uma edição do evento Tô de boa, tô no campus. Idealizada pelo Centro Esportivo Universitário (CEU) e organizada pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Física e Lazer, a programação – gratuita e aberta a toda a comunidade – tem início às 14h e segue até as 17h, no gramado da Escola de Engenharia. A intenção é fechar o semestre letivo com atividades de vôlei, peteca, futebol, slackline e oficinas.

“Nossa proposta é promover ações de lazer mensais e itinerantes dentro do campus, a fim de propiciar ao estudante e aos servidores docentes e técnico-administrativos a oportunidade de se divertir na Universidade sem ter de, necessariamente, ir ao CEU”, explica Rodolfo Novellino Benda, diretor do CEU e professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

comunidades lusófonas

Trabalhos de mestrado ou de doutorado que contribuam para a aproximação das comunidades lusófonas podem ser inscritos, até 31 de julho, no Prêmio Fernão Mendes Pinto 2015, da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Aulp). Além de receber oito mil euros, o autor do trabalho vencedor terá sua obra publicada pelo Instituto Camões. Mais informações podem ser obtidas no site.

direito internacional

Equipe da Faculdade de Direito da UFMG formada pelas alunas de graduação Bárbara Böechat, Juliana Guerra e Mariana Rodrigues se destacou no Concurso de Processo Simulado em Direito Internacional Charles-Rousseau, realizado em Paris, em maio. Foi a segunda vez que a UFMG participou da disputa. As estudantes conseguiram o melhor resultado de uma equipe não francófona, alcançando o quinto lugar entre 29 participantes.

“Foi uma grande satisfação acompanhar a evolução das alunas durante todo o semestre e vê-las se destacar numa competição importante como essa”, comemorou o professor de Direito Internacional Aziz Tuffi Saliba, orientador da equipe.

Com 30 anos de história, a competição Charles-Rousseau é a mais relevante simulação de Direito Internacional Público em língua francesa. Organizado pelo Réseau Francophone de Droit International (RFDI), o concurso consiste na simulação de uma disputa perante tribunal internacional. Em 2015, os casos apresentados envolveram temas como espionagem, teledetecção em massa de um Estado sobre outro e o direito do Estado observado de tomar medidas contra o outro que o observa. .

robôs autônomos

Robôs projetados para serem completamente autônomos, controlados exclusivamente pelo computador de bordo, participam de competição no próximo dia 24, às 18h30, no auditório 3 do Instituto de Ciências Exatas (Icex). Participarão da disputa, promovida pelo Departamento de Ciência da Computação (DCC), cinco equipes formadas por alunos de diferentes cursos de graduação, que cursam a disciplina Introdução à robótica.

Os robôs autônomos terão a missão de localizar possíveis veios de metais preciosos. Deverão encontrar, extrair e levar os minerais à base, de forma segura, após enfrentar situações de perigo, como o contato com materiais tóxicos.

cultura digital

Uso de tecnologia em sala de aula, cultura digital e ambientes virtuais de aprendizagem são o foco do curso de especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino, na modalidade a distância, que a Faculdade de Letras (Fale) oferece no próximo semestre. As inscrições podem ser feitas até 30 de junho, na página da Fundep. Podem participar professores de qualquer disciplina, do ensino básico ou superior, interessados em adquirir mais conhecimentos sobre a cultura digital. O curso é vinculado ao Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (Poslin) da Fale.

museu tipográfico

Resultado de projeto de pesquisa e preservação de patrimônio gráfico que contou com apoio da UFMG, o Museu Tipografia Pão de Santo Antônio acaba de ser inaugurado em Diamantina. Único do gênero no Brasil, abriga 80 anos da memória da tipografia e da atividade jornalística mineira e brasileira. “Ele une os meios de produção próprios da tipografia (máquinas, ferramentas e práticas da cultura do impresso) e os jornais impressos saídos dos prelos de sua oficina, ao longo do século 19”, ressalta a professora Ana Utsch, do Curso de Conservação e Restauro da Escola de Belas Artes da UFMG.

O espaço abriga máquinas impressoras, cavaletes tipográficos, mobiliário, clichês e outras ferramentas, que se juntam a quase quatro mil exemplares dos jornais ali redigidos e impressos por mais de oito décadas. O museu fica na Praça Professor José Augusto Neves, 171, bairro Rio Grande.

patologia veterinária

O 3º Congresso Brasileiro de Patologia Veterinária (Enapave 2015), que será realizado no campus Pampulha, de 20 a 23 de julho, recebe inscrições de participantes até o início das atividades.

A programação inclui palestras científicas e treinamento prático para identificação das principais afecções de animais domésticos, entre doenças infecciosas e tumores, patologia toxicológica e experimental, patologia da medula óssea e correlação citohistológica.

O Congresso será realizado no Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1), paralelamente ao Simpósio Brasileiro da CL Davis Foundation. Com presença estimada de mais de 500 congressistas brasileiros e da América Latina, o evento é organizado por meio de parceria entre a UFMG e a Associação Brasileira de Patologia Veterinária, que, neste evento, fará o segundo exame com vistas à certificação do título de especialista em patologia veterinária. Mais informações podem ser obtidas no site.