Centro Cultural UFMG recebe residência em arte, ciência e tecnologia

Centro Cultural UFMG recebe residência em arte, ciência e tecnologia

O Centro Cultural UFMG sedia a partir de amanhã, dia 31 de maio de 2023, às 15 horas, a ‘Residência em Arte, Ciência e Tecnologia’. Realizado pelo Laboratório de Poéticas Fronteiriças (LabFront), com curadoria de Pablo Gobira, o evento reúne diversas atividades, incluindo palestras, orientações curatoriais, rodas de conversa, oficinas, dentre outras. As produções poderão ser vistas pelo público ao longo do processo, até o dia 20 de junho de 2023, data que encerra a residência. A entrada é gratuita e tem classificação livre.

A residência é vinculada ao 8º Congresso Internacional de Arte, Ciência e Tecnologia e Seminário de Artes Digitais 2023 (CIACT-SAD). Questões relacionadas ao controle e automação, programação criativa, arte vestível, bioarte, assim como assuntos e práticas correlatas a esses tópicos no campo da arte, ciência e tecnologia serão abordados. 

Amanda Jacobus (Belo Horizonte – MG), Artur Cabral (Brasília – DF), Eduardo Shiiti (Belo Horizonte – MG), Érica Modesto (Rio de Janeiro – RJ), Fidelis (Belo Horizonte – MG), Guilherme Zanchetta (Campinas – SP), Igor Reis (Nova Lima – MG), Maxmiliam Rodrigues (Manaus – AM), Sarah Coeli (Belo Horizonte – MG), Taina Rossi (Brasilia – DF) e Vitória Ferron (Belo Horizonte – MG) são os artistas que integram a ‘Residência em Arte, Ciência e Tecnologia’, que terá momentos de formação e produção tanto para artistas residentes iniciantes quanto para experientes.

As propostas desenvolvidas durante a residência, a partir da seleção do curador, serão expostas na exposição ‘Panoram4’ (física, online, híbrida), no 8º Congresso Internacional de Arte, Ciência e Tecnologia e Seminário de Artes Digitais de 2023, com abertura programada para o dia 26 de junho de 2023, às 19 horas, também no Centro Cultural UFMG.

O Laboratório de Poéticas Fronteiriças é um grupo de pesquisa, desenvolvimento e inovação que se propõe problematizar as/nas fronteiras. O grupo é cadastrado no Diretório do CNPq e certificado pela UEMG. O LabFront busca consolidar uma área de pesquisa – produção artística/teórica – nas diversas fronteiras: dos saberes, das linguagens artísticas, do conhecimento científico e tecnológico. Como grupo que estuda/pratica o que está na fronteira, elege a estratégia de reconhecer e estudar conflitos existentes nesses fronts. O LabFront se ocupa do que é gerado (produzido, provocado, construído, escondido, criado, etc.) nas bordas e através delas. Ocupa-se dos conflitos próprios na construção dos saberes e das linguagens: no conhecimento do ser humano (e seu corpo), do território (das ecologias diversas das cidades e seus espaços urbanos), do jogo (e a “gamificação” da vida), da arte (e a “arteficação” da vida) dentre outros campos e conflitos gerados em lugar fronteiriço.

‘Residência em Arte, Ciência e Tecnologia’
Curadoria: Pablo Gobira | Laboratório de Poéticas Fronteiriças (LabFront)
Abertura: 31 de maio de 2023 | às 15 horas
Visitação: até o dia 20/06/2023
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h
Grande Galeria
Classificação indicativa: livre
Entrada gratuita

Consulte rotas e meios para chegar

Lembre-se: é recomendável o uso de máscara nos espaços do Centro Cultural UFMG mesmo para imunizados