Pinturas de Iago Marques exploram suportes midiáticos; exposição fica aberta até 25 de setembro

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição ‘Intermédio da cor’, do artista Iago Marques, na sexta-feira, dia 19 de agosto de 2022, às 19 horas. A mostra reúne pinturas sobre recortes de notícias e fotografias de revistas e poderá ser vista até o dia 25 de setembro de 2022. A entrada é gratuita e tem classificação livre.

A intervenção com cores, linhas e formas nas imagens em preto e branco produz obras instigantes e de grande impacto visual. Traços coloridos vigorosos e formas abstratas contrastam com a rigidez da diagramação das publicações impressas, revitalizando-as. Iago utiliza o gesto e a cor para criar uma expressividade em diálogo com as imagens, dando prosseguimento à sua pesquisa sobre suportes não convencionais para a pintura.

Os recortes de revistas apresentam matérias jornalísticas, mapas, gráficos, fotos e outros conteúdos, dando uma natureza multitemática às obras. Alguns textos, manchetes e fotografias são identificáveis; já em outros suportes as intervenções são mais intensas, gerando uma interessante mistura de letras, fotos, traços, cores e formas que se fundem, se complementam e se embatem, simultaneamente.

Suporte midiático

Segundo Paula Costa, curadora da mostra, “Iago Marques explora com liberdade a pintura, se desvinculando do suporte tradicional da tela para utilizar o suporte midiático dos papéis impressos, usando da colagem de livros e revistas como base contaminante da obra. O suporte vira processo para uma brincadeira de mostra e esconde com a pintura e o papel. O surgimento das palavras é inevitável, texto e pintura tornam-se uma experiência única. Utilizando-se de técnicas mistas e gestos espontâneos, o artista consegue transmitir com o seu trabalho o lúdico que parte do caos e da saturação das cores como lugar inspiração”.

Iago Marques

Iago Marques é bacharel em Artes Visuais com habilitação em Pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). É técnico em Artes Visuais pela Oi Kabum! (2013). Participou de exposições e mostras em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro e na Turquia.

Exposição ‘Intermédio da Cor’ – Iago Marques

Abertura: 19 de agosto de 2022 | às 19 horas
Visitação: até o dia 25/09/2022
Terças a sextas: 9h às 20h