Escultura de Wladimir Pierre homenageia o bar mais antigo de Belo Horizonte: o Bar do Orlando

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição da escultura ‘Bar do Orlando’, do artista Wladimir Pierre, na terça-feira, dia 25 de abril de 2023, às 19 horas. A mostra tem a curadoria do professor Fabrício Fernandino e poderá ser vista até o dia 28 de maio de 2023. A entrada é gratuita e integra o projeto Escultura no Centro, que destaca os trabalhos tridimensionais desenvolvidos por alunos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG. A classificação é livre.

O processo criativo

Para criar a obra, Wladimir fez uma pesquisa detalhada sobre o Bar do Orlando e toda a sua história. O artista visitou o local por diversas vezes, tirou fotos do estabelecimento e observou cada detalhe da arquitetura, decoração e do ambiente em geral. Em seguida, utilizou materiais como papel reciclável, madeira, espuma e tintas para criar os elementos que compõem a escultura.

A obra

No diagrama é possível ver a reprodução da fachada de forma bem realista. Na parte interna ele criou uma miniatura do balcão com garrafas de bebidas e copos, além de mesas e cadeiras para os clientes. Incluiu detalhes como quadros na parede, luminárias e até mesmo um banheiro.

A homenagem

“O objetivo dessa escultura é homenagear um dos locais mais icônicos de Belo Horizonte, que faz parte da cultura e história da cidade. É uma forma de preservar a memória desse bar tradicional e transmiti-la para as próximas gerações”, descreve Wladimir Pierre.

O artista

Wladimir Pierre é estudante de Artes Visuais na Escola de Belas Artes da UFMG, com habilitação em Escultura. Entre várias propostas esculturais que vem desenvolvendo, as miniaturas são uma referência recorrente em sua obra. O artista tem construído uma trajetória com participação em exposições coletivas e já desenvolveu diversos trabalhos profissionais na área.

Escultura no Centro

O projeto busca valorizar e expor os trabalhos tridimensionais desenvolvidos pelos graduandos e pós-graduandos do curso de Artes Visuais com habilitação em Escultura da Escola de Belas Artes da UFMG.

Bar do Orlando – Wladimir Pierre
Período expositivo: 25/04/2023 a 28/05/2023
Terças a sextas: 9h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 9h às 17h