Exposição celebra os 10 anos de condução dos Ateliês de Pintura da Escola de Belas Artes da UFMG pelo professor Mário Azevedo

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição coletiva ‘At. P. 2009/2019’, na sexta-feira, dia 29 de setembro de 2023, às 19 horas. A mostra reúne produções que marcaram o período em que o professor Mário Azevedo conduziu os Ateliês de Pintura da Escola de Belas Artes UFMG. As obras poderão ser vistas até 05 de novembro de 2023. A entrada é gratuita e tem classificação livre.

At. P. 2009/2019

A exposição é uma comemoração pela aposentadoria do professor Mário Azevedo, em 2019; pelos seus 10 anos de condução dos Ateliês de Pintura da Escola de Belas Artes da UFMG; desde 2009, pelo intenso trabalho lá desenvolvido, especialmente com alguns estudantes transformados em artistas/colegas de ofício, que compartilham suas produções com o objetivo de refletir sobre esses trabalhos, além de apreciar e relembrar os resultados desse tempo bem vivido.

Mário Azevedo idealizou uma espécie de instantâneo dessa temporada, uma parada possível sobre esse arco cronológico. “A ideia-base foi partir da exibição de pinturas feitas na época em que cada um desses artistas foi aluno nos Ateliês e, em sequência, expor trabalhos mais atuais”, explica o professor.

Os artistas

Segundo ele, os participantes foram escolhidos em etapas, por um sentimento de pura aproximação, fechando a lista em sete artistas: Daniel de Carvalho, Dyana Santos, Gizelle Candido, José Lara, Julia Bernardes, Mateus Moreira e Xikão Xikão. “Evidentemente, lamentamos a ausência de muitos outros nomes lembrados, mas que não poderiam estar conosco, dadas as circunstâncias variadas”, esclarece.

Os conteúdos

Na mostra, “não nos pautamos apenas pela pintura; podemos pensar que tudo começa com a pintura, que se expande em outras maneiras de materializar certos conteúdos, de construir um objeto imantado de potencias”, relata Mário. “Trata-se, portanto, de uma mostra work in progress, uma grande anotação temporária, baseada na invenção e expansão de relações entre pesquisas e trabalhos desse grupo de autoras e autores, contendo e expandindo nossas reflexões e produção”, complementa.

Exposição ‘At. P. 2009/2019’ – Daniel de Carvalho, Dyana Santos, Gizelle Candido, José Lara, Julia Bernardes, Mário Azevedo, Mateus Moreira e Xikão Xikão
Abertura: 29 de setembro de 2023 | às 19 horas
Visitação: até o dia 05/11/2023
Terças a sextas: 9h às 20h