Mestre Gaio ministra oficina gratuita de cordel; inscrições estão abertas

Nos dias 25 e 27 de outubro de 2022, das 14h às 18h, o Centro Cultural UFMG, em parceria com o Centro de Memória da Faculdade de Letras da UFMG, realiza a ‘Oficina de Cordel – Poesia e Xilogravura’, ministrada pelo poeta, escritor, xilogravurista e cordelista Olegário Alfredo, também conhecido como Mestre Gaio.

A atividade é gratuita, mediante inscrição, com classificação indicativa de 16 anos.

A oficina tem como proposta oferecer aos alunos a oportunidade de aprender as técnicas de tradição do cordel diretamente com um autor experiente no formato e, consequentemente, divulgar essa manifestação artística e cultural.

Produção coletiva

Em decorrência do recente aniversário de 100 anos de Ângela Vaz Leão, primeira diretora da Faculdade de Letras da UFMG, os participantes produzirão, de forma coletiva, um cordel dedicado à professora. Será produzida uma tiragem de 30 exemplares do resultado de autoria coletiva.

A oficina se destina à comunidade acadêmica, especialmente alunos interessados na prática da literatura de cordel e na história desse gênero literário.

Mostra

A atividade é um desdobramento da exposição ‘Literatura de Cordel’, que reúne álbuns de gravura popular, cordéis, xilogravuras e livros que mostram um pouco da expressividade da cultura nordestina e nacional.

A mostra poderá ser vista até o dia 27 de outubro de 2022, no Centro de Memória da Faculdade de Letras da UFMG.

Inscrições

Interessados podem se inscrever pelo formulário online do dia 18 a 23 de outubro de 2022, constando nome completo, e-mail, telefone para contato e idade.

Vagas

Estão abertas 12 vagas, com inscrição e participação gratuita e carga horária de 8 horas, divididas em dois encontros de 4 horas-aula cada. Todos os materiais serão fornecidos pelo ministrante e pelo Laboratório de Edição da Fale (Labed).

Dúvidas

Eventuais dúvidas e esclarecimentos deverão ser tratados pelo e-mail programa@centrocultural.ufmg.br e ou pelo telefone (31) 3409-8280.

Mestre Gaio

Olegário Alfredo da Silva, também conhecido como mestre Gaio, é mineiro de Teófilo Otoni e reside em Belo Horizonte desde 1969. É poeta, escritor, haicaísta, contador de histórias, xilogravurista e cordelista. Integra a Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) e a Academia de Letras de Teófilo Otoni (Alto). É mestre de capoeira e grande parte de sua produção literária dialoga com as expressões da cultura popular brasileira. Suas obras podem ser consultadas aqui.

Oficina de Cordel – Poesia e Xilogravura’

Data: 25 e 27 de outubro de 2022
Atividade gratuita, mediante inscrição
lassificação indicativa de 16 anos.
O Centro Cultural UFMG fica na Av. Santos Dumont, 174 – Centro | BH

Saiba como chegar

Lembre-se: é recomendávelo uso de máscara nos espaços do Centro Cultural UFMG mesmo para imunizados