Virgilio Vasconcelos apresenta a animação sob um olhar ampliado em Aulas Abertas

Virgilio Vasconcelos apresenta a animação sob um olhar ampliado em Aulas Abertas

O convidado do projeto Aulas Abertas da semana, professor Virgilio Vasconcelos, apresenta “A animação sob um olhar ampliado”, encerrando o ciclo de vídeos referentes às conversas de cinema, mais especificamente o cinema de animação.

Virgilio traz uma abordagem ampliada sobre a animação, para que possamos compreendê-la como uma forma de expressão artística que faz uso da técnica para criar a ilusão do movimento com imagens sintéticas. Quando ele fala de uma abordagem ampliada ou expandida, ele não nega os princípios da animação clássica, da linguagem cinematográfica e produções voltadas para o público infantil, mas ele considera outros fatores que são importantes para entendê-la de maneira um pouco mais ampla.

Desenvolvimento
Segundo Virgilio, a animação surge a partir dos desenvolvimentos técnicos da Revolução Industrial, no século XIX. Com o início dos avanços distintos, várias pessoas começaram a fazer experimentos artísticos cada vez mais complexos com os recursos materiais que foram se tornando disponíveis em seus ambientes.

Com o taumatrópio, por exemplo, foram desenvolvidos os princípios fundamentais do movimento animado que conhecemos hoje e a animação digital não seria possível se os teares mecânicos do século XIX não tivessem inspirado projetos para criar máquinas programáveis de uso geral, que mais tarde foram chamadas de computadores.

O professor alega que a animação sempre foi influenciada pelas condições técnicas do seu tempo, ao mesmo tempo que influencia outros desenvolvimentos. Para ilustrar sua fala ele cita o curta “La Faim” (1973), dirigido por Peter Foldes, narrado por meio de técnicas de animação digital que são usadas até hoje.

Mais adiante Virgilio traz outros exemplos para mostrar as possibilidades dessa visão expandida da animação, como “Big Bang Big Boom” (2010), do artista italiano BLU, “Gulp” (2011), da Aardman Animations, a projeção mapeada “Interconnection” (2016), no Palácio do Parlamento da Romênia e a peça de dança “Glow”, da companhia australiana de dança Chunky Move.

Assista, a seguir, ao vídeo:

Virgilio Vasconcelos
Virgilio Vasconcelos é professor adjunto no Departamento de Fotografia e Cinema da Escola de Belas-Artes da UFMG. Pesquisa as relações entre Arte, Técnica e Sociedade e atua em disciplinas de animação digital 2D e 3D no curso de graduação em Cinema de Animação e Artes Digitais. Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Artes da UFMG.

Aulas Abertas
O projeto Aulas Abertas foi elaborado para oferecer um espaço de compartilhamento de ideias, conceitos e experiências, buscando a construção do conhecimento reflexivo e crítico pelo público, que terá acesso à fala de professores, pesquisadores e artistas convidados, não sendo assim aulas propriamente ditas, mas discussões contextualizadas pelo olhar científico e humano, essenciais neste momento de crise.

A cada semana é publicada uma nova aula nos canais do Facebook, Instagram, YouTube e site da Instituição. Confira aqui os vídeos do projeto.