Nove das dez formações alcançaram conceito 5, uma recebeu conceito 4, e nenhuma registrou queda; curso de Administração sediado em BH apresentou o melhor desempenho do país
Dos dez cursos de graduação da UFMG avaliados em 2022 pelo Conceito Enade (índice que mensura o desempenho acadêmico nacional por meio de prova aplicada aos alunos concluintes), nove receberam o Conceito Enade 5 (máximo) e um obteve o Conceito Enade 4. Além disso, nenhum dos dez cursos avaliados registrou queda de desempenho. O curso de Administração do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) de Montes Claros, que havia recebido o Conceito Enade 4 na última avaliação, subiu para o Conceito Enade 5.
Sete dos dez cursos da UFMG avaliados também registraram avanço no indicador Faixa contínuo, que apresenta o índice de três casas decimais que subjaz ao Conceito Enade. Outro destaque é o curso de Administração oferecido pela UFMG, no campus Pampulha, que obteve a maior nota do país entre as formações homólogas – no Brasil, mais de 1,8 mil ofertas são avaliadas pelo Enade. Também chamam atenção os desempenhos dos cursos de Turismo e de Ciências Econômicas da UFMG: ambos obtiveram a segunda maior nota do país.
Os cursos da UFMG avaliados na edição 2022 do Exame foram Administração (Belo Horizonte), Administração (Montes Claros), Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Econômicas Internacionais e Turismo.
No entendimento da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, o Conceito Enade materializa uma das avaliações mais importantes do ensino superior brasileiro. “Ele reflete o desempenho do nosso concluinte, daquele estudante que está saindo da UFMG. É uma indicação bem concreta de que a formação oferecida pela nossa universidade é compatível com as exigências e com os desafios impostos pela nossa sociedade e pelo nosso tempo”, analisa a reitora, ao comentar os resultados.
A reitora também observa que os cursos da UFMG avaliados pelo Enade apresentam uma homogeneidade de desempenho: “São formações oferecidas em unidades distintas, uma delas em Montes Claros [o curso de Administração], mas todas primam por um desempenho de alto nível. A UFMG não tem ilhas de excelência, ela persegue a excelência nos seus mais variados cursos”.
Discussão propositiva
Os resultados foram anunciados na última terça-feira, 31, em evento realizado em Brasília pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação que conduz o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). “Foi um evento não apenas para a apresentação e a discussão dos resultados da avaliação do ano passado, mas também para que avançássemos na discussão propositiva sobre qual deve ser o futuro da avaliação superior no Brasil, com um espaço para a escuta dos atores desse processo”, conta a professora Viviane Birchal, diretora de Avaliação Institucional da UFMG. Ela participou do encontro, cuja gravação está disponível na plataforma YouTube.