Nesta terça-feira, dia 29, ocorre a segunda edição do ciclo formativo “Conexões e interações entre CPAs no Brasil”, voltado a integrantes das Comissões Próprias de Avaliação (CPAs) das Instituições de Ensino Superior (IES). Com o tema “O papel de representação das CPAs nas IES”, o encontro será transmitido pelo YouTube, pelo canal da Comissão de Avaliação Institucional do Centro de Educação da UFSM, com início às 19h. O evento conta com a participação das professoras Denise Leite da UFRGS, Fabiane Costas da UFSM e Marlis Polidori do IPA.

O projeto de extensão é realizado com a participação da UFRGS, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tendo como objetivo conhecer e debater práticas empregadas pelas CPAs na gestão dos processos avaliativos e sua interface com o planejamento institucional e a melhora da qualidade da educação superior. As atividades do projeto são realizadas de forma virtual e gratuita, perfazendo mais de 200 participantes de todo o Brasil. O ciclo é aberto a qualquer interessado. Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição, disponível neste link.

As comissões próprias de avaliação (CPAs) existem em cada uma das instituições de ensino superior e são formalizadas pela Lei n. 10.861, de 14 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A CPA, no âmbito das instituições de ensino, tem como atribuições a condução dos processos de avaliação internos da instituição, a sistematização e a prestação das informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Fonte: Agência de Notícias UFRGS