Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes será realizado no dia 26 de novembro; participação dos estudantes é condição para colação de grau

Em 2023, 22 cursos de graduação da UFMG participam do Enade
Foto: Lucas Braga | UFMG

Com a aproximação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), prova que avalia a qualidade dos cursos de ensino superior nas instituições do país, a UFMG produziu conteúdos para auxiliar os alunos participantes.

TV UFMG produziu um vídeo sobre o Enade, que pode ser assistido em seu canal no YouTube. Também no YouTube, está disponível uma live da Diretoria de Avaliação Institucional (DAI) em que são explicados detalhes da avaliação e respondidas questões de estudantes que participaram do evento via chat.

Questionário do estudante e prova
Até dia 25 de novembro, alunos aptos a fazer o exame, isto é, graduandos concluintes das áreas citadas no edital, devem preencher o questionário do estudante, disponível no site do Enade. Como a avaliação é uma componente curricular obrigatória, estudantes habilitados que não a realizarem não poderão se formar.

A prova será aplicada no dia 26 de novembro, das 13h30 às 17h30. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. Os estudantes devem levar documento oficial de identificação com foto e caneta esferográfica preta em material transparente.

A prova é composta de 40 questões divididas em dois grupos: formação geral e formação específica da área. São 10 questões, uma discursiva e nove de múltipla escolha, na formação geral. No componente específico de cada área de avaliação, são 30 questões, uma discursiva e 29 de múltipla escolha.

Em 2023, 22 cursos de graduação da UFMG participam do Enade. O bom desempenho no exame garante a qualidade do curso e da instituição de ensino, o que tem impacto no modo como a sociedade e o mercado de trabalho enxergam a formação.









Fonte: Portal de Notícias UFMG