A formação em extensão, a nova configuração curricular na graduação e os caminhos para consolidar a interdisciplinaridade no ensino serão abordados nesta sexta-feira, dia 30, na quinta edição do Encontro da Comissão Própria de Avaliação da UFMG, que reunirá coordenadores de colegiados de cursos e membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE). O evento será realizado no auditório 3, da Faculdade de Ciências Econômicas, no campus Pampulha.
Em ofício encaminhado aos convidados do encontro, a diretora da Avaliação Institucional da UFMG e coordenadora da CPA, Cristina Alvim, lembra que a avaliação do ensino da graduação “é uma construção coletiva, multifacetada, dinâmica e criativa, que deve, para além de identificar as fragilidades, propor caminhos”.
Nessa perspectiva, informa a diretora, foram identificadas duas propostas com grande potencial para melhorar a qualidade do ensino na graduação: a formação em extensão e a reconfiguração dos currículos com troncos comuns de formação, que podem ser idealizadas e articuladas a partir de áreas do conhecimento.
O encontro abrirá espaço para discussão e elaboração dessas propostas, com o compartilhamento de experiências e promoção do diálogo entre pró-reitores, gestores da Administração Central e os coordenadores de colegiados e dos cursos.
A abertura será às 8h30, com explanação da pró-reitora de Extensão, Benigna Maria de Oliveira, e do pró-reitor de Graduação, Ricardo Takahashi. Na sequência, a diretora da Faculdade de Educação, Juliane Corrêa, apresentará os percursos integrativos.
Ainda na parte da manhã, haverá exposições de projetos contemplados pelo edital de formação em extensão, seguidas de debate. As atividade do período são abertas à participação da comunidade acadêmica.
Oficinas
A partir das 13h30, o Encontro da CPA será no formato de oficina, com o objetivo de identificar temas comuns, transversais, presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e nos currículos dos cursos de graduação, com potencial para contribuir com o desenvolvimento da formação em extensão e com o tronco comum de formação. Ao fim, os participantes deverão apresentar as conclusões e propostas de encaminhamento às pró-reitorias de Extensão e de Graduação.
No dia 7 de outubro, também às 13h30, no mesmo local, será realizada a oficina das licenciaturas. Oficinas de outras áreas poderão ser programadas após esta data. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3409-5516 ou pelo e-mail info@dai.ufmg.br.
Confira a programação do evento.
Leia mais sobre a formação em extensão e a reconfiguração da graduação:
Cepe aprova resolução que institui formação em extensão universitária
Novos caminhos para a formação
Liberdade para mudar ou permanecer
(Atualizado em terça-feira, 26 de setembro 2017, às 09h44)
Fonte: Portal da UFMG