Exame será aplicado em 24 de novembro
Inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) têm até 21 de novembro para preencher o questionário. Caso seja o primeiro acesso, o estudante deve fazer o cadastro on-line. No dia 24, será aplicada a prova escrita, usada para avaliação dos cursos de ensino superior brasileiros.
A Diretoria de Avaliação Institucional (DAI) da UFMG recomenda atenção especial ao informar o e-mail e alerta os inscritos que evitem fazer o procedimento em dias próximos ao prazo final, quando o sistema fica muito lento. Para colar grau e não ficar irregular, é necessário que o estudante responda todas as questões e faça a prova, que é componente curricular obrigatório.
De acordo com a diretora de Avaliação Institucional, Viviane Birchal, as questões acadêmicas do questionário, referentes à organização didático-pedagógica, à infraestrutura e a oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional do concluinte, têm importante influência na nota final do curso, o Conceito Preliminar de Curso (CPC), correspondendo a 15% do conceito a ser calculado.
“É muito importante que o preenchimento seja feito de maneira justa, valorizando os aspectos positivos de sua formação. O resultado alcançado no Enade atesta ao país e ao mercado de trabalho a qualidade do curso, da universidade e do diploma. É também uma forma de prestação de contas à sociedade, demonstrando a importância da UFMG, uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, afirmou Viviane Birchal, em comunicado aos inscritos.
Cursos avaliados
Os cursos participantes do Enade 2019 são: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Tecnologia em Radiologia e Zootecnia.
Mais informações podem ser consultadas no edital ou pelo telefone 3409-4059.
(Atualizado em sexta-feira, 8 de novembro 2019, às 12h09)
Fonte: Portal da UFMG