Na avaliação do Enade 2023, divulgada na última sexta-feira, mais de 80% das formações de graduação da Universidade alcançaram o conceito mais alto

Recém-graduados em prova do Enade: 12 dos 22 cursos da UFMG avaliados em 2023 passaram de conceito 4 para 5, nota máxima
Foto: divulgação | MEC
Os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2023, divulgados na última sexta-feira, dia 11, revelam que a UFMG alcançou mais uma vez nota máxima (5) no Índice Geral de Cursos (IGC), o conceito médio da graduação após ciclo trienal de avaliações, ficando em segundo lugar entre as universidades federais e se destacando mais um vez como uma das melhores instituições de ensino superior do país. No ciclo trienal a partir de 2021, 55 cursos foram avaliados. Desde que o IGC que começou a ser calculado, em 2007, a UFMG sempre obteve a nota 5.
No conceito Enade, 81,8% dos cursos da UFMG avaliados em 2023 (18 em 22) alcançaram conceito máximo, o que indica excelente desempenho geral das formações avaliadas.
Outro índice divulgado pelo MEC na semana passada é o Conceito Preliminar de Curso (CPC): 12 dos 22 cursos de graduação da UFMG avaliados em 2023 (54,5%) tiveram seu conceito elevado de 4 para 5, nota máxima. Nove dos 22 participantes (40,9%) mantiveram o conceito 4, considerado muito bom pelo Inep, e apenas um curso teve conceito 3, o que sugere análise mais cuidadosa, apesar de o desempenho ser considerado satisfatório.
O cálculo do CPC considera o desempenho dos estudantes na prova do Enade (20% da nota), o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que é o valor agregado pelo processo formativo (35%), o regime de trabalho e a titulação do corpo docente (30%) e a percepção dos recém-graduados sobre as condições do processo formativo (15% da nota).
Inclusão social
A reitora Sandra Regina Goulart Almeida ressalta que o conjunto de conceitos e notas gerados pelo Enade retrata muito fielmente a situação do ensino superior no Brasil e se soma a outras avaliações, nacionais e internacionais, que atestam a excelência da UFMG em todas as áreas do conhecimento. “Todos os números e classificações divulgados neste ano pelo MEC destacam a qualidade de nossas formações de graduação, posicionando a UFMG mais uma vez como uma das melhores universidades federais do país”, afirma.
De acordo com Sandra Goulart, o Enade tem valor especial, uma vez que mede o desempenho dos estudantes assim que concluem seus cursos. “Eles estão prontos para atender às expectativas e às necessidades da sociedade”, celebra a reitora, acrescentando que a satisfação da comunidade universitária com resultados como esses “é ainda maior porque mais da metade dos nossos alunos provêm de escolas públicas, beneficiam-se da formação que recebem na Instituição e das políticas de permanência e inclusão social mantidas pela UFMG”.
A diretora adjunta de Avaliação Institucional, Micheline Souza, recomenda que os resultados do Enade e os relatórios de curso e da instituição devem ser apropriados pelos cursos de graduação como materiais a serem analisados pelos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE), colegiados e pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). Segundo ela, esse procedimento “favorece a autoavaliação e a melhoria contínua dos cursos, mesmo daqueles que atingiram o conceito máximo”.

Vista do prédio da Escola de Engenharia, que abriga cinco cursos (Engenharias Ambiental, Civil, Elétrica, Mecânica e de Produção) que alcançaram o CPC 5
Foto: Lucas Braga | UFMG